A apresentadora Sonia Abrão demonstrou que não gostou nada do empurrão que o Lucas Martins, repórter do ‘Brasil Urgente’ (Band TV), deu na Grace Abdou, jornalista do ‘Cidade Alerta’ (Record) e soltou o verbo detonando a atitude do colega de profissão. A veterana do jornalismo brasileiro deixou claro que esta apenas se referindo a conduta do profissional neste episódio e não anteriormente, afirmou que não acredita no pedido de desculpas dele, demonstrou ter se sentido ofendida como mulher e muito mais.
“A gente não vai fugir desse assunto que está dando o que falar desde ontem, 1, e, hoje, o dia inteiro. Todo mundo trocando opiniões sobre isso, que foi a história do repórter Lucas Martins, da Band, com a repórter da Record, Grace Abdou, numa transmissão das meninas que sumiram de casa ao saírem de casa para ir ao centro. Eles estavam cobrindo isso na cidade onde elas foram encontradas e aconteceu isso”, introduziu a apresentadora da RedeTV!.
+ Band rompe o silêncio após Lucas Martins empurrar jornalista da Record
Sonia continua explicando a situação e condena a atitude do repórter do Brasil Urgente: “O Lucas pega e tira a Grace de cena com um empurrão. Ele pega no braço dela e joga ela para longe. Olha só o que ele faz e ainda a chama de louca. Eu nunca vi uma grosseria dessa com um colega ou uma colega. E eu fico pensando, será que se fosse de homem para homem, ele iria pegar e fazer a mesma coisa? Tira o lugar da menina, que estava conversando com as tias e mãe das garotas, e ainda chamar de louca como se ele fosse o dono da situação, da reportagem”.
“Um total desrespeito ao ser humano, a mulher, ao público, as parentes que estavam lá no momento muito difícil. A Grace já estava com as meninas antes, entrevistando a mãe e a tia, se não me engano para a matéria. Ele estava lá e estava ao vivo, o que não é desculpa nenhuma. É agravante. Não deu tempo nem dela se explicar e nada. Ele já foi lá com essa grosseria que vocês estão vendo. Foi um carinho que ele fez nela, foi apenas furando a fila? Gente, de jeito nenhum”, disse ela.
+ Lucas Martins quebra silêncio e pede desculpas à Grace Abdou, repórter da Record, após empurrá-la
A contratada da RedeTV! disse que ficou ofendida como mulher e opinou sobre o posicionamento das emissoras: “E eu acho pior, falando como profissional, repórter que fui durante vários anos na minha vida, como mulher você fica extremamente ofendida de ver que uma situação como essa teve passada de pano das duas emissoras, da Band e da Record, que se indignou no começo, mas depois vi pessoal dizendo que erro é para ser corrigido, vida que segue. Não é assim, não. Me desculpa. Sem punição? Sem realmente ele sentir na pele a gravidade do que ele tinha feito?”.
Sonia demonstrou que não acredita no pedido de desculpas do colega de profissão e explicou o motivo: “Aquele pedido de desculpas não me convence, aquilo lá não foi de coração, não foi que de repente caiu a ficha e falou ‘meu Deus, o que eu fui fazer’, aquilo foi imposto pela própria emissora, pelo departamento de jornalismo com toda a certeza para poder mantê-lo no ar, para não ferir a Record, uma coisa diplomática entre as emissoras. E quem é que sai perdendo? A vítima dessa história”.
+ Record se pronuncia após Lucas Martins, repórter da Band, empurrar jornalista da emissora
Abrão defendeu Grace e declarou que não está falando do trabalho de Lucas Martins, no qual é considerado bom, antes deste episódio lamentável e sim apenas desta atitude dele: “Ela estava muito certo, mas muito certa. Ela mesma fez a postagem: ‘não passarão’. Porque eu acho que não adianta falar assim: ‘olha, ele sempre foi ótimo’, ‘ele é maravilhoso’, ninguém está questionando esse tipo de coisa, estão questionando essa atitude. Se ela tivesse passado na frente dele ou se ela tivesse roubado a matéria dele, não justifica. Como se fosse qualquer outro colega, não justifica. Não é assim que você resolve de jeito nenhum”, afirmou ela.
A jornalista da RedeTV! fez uma série de questionamentos sobre esta atitude do repórter da Band: “Tem que ter o mínimo de descendência, dignidade no trato com o próximo, de realmente ter ética. Cade a ética? Você pega uma pessoa, arranca do local da matéria, na qual estava trabalhando e não bisbilhotando. Ela estava trabalhando tanto quanto ele e ele faz uma barbaridade dessa. Onde é que está a palavra consideração, respeito, ética, limite? É um absurdo, gente”.
+ Sonia Abrão aponta ida de Alexandre Frota para ‘A Fazenda 17’ e explica motivo: “Muito suspeito”
A apresentadora revelou que aprovou o posicionamento do Reinaldo Gottino, titular Cidade Alerta: “O que acontece? Um pedido de desculpas, a emissora passando pano, vem o lado de lá que fica indignado, com toda a razão. Eu gostei muito do posicionamento do Reinaldo Gottino”.
No final, Sonia disse que não quer que Lucas Martins seja demitido, mas deixou claro que, na visão dela, ele deveria receber uma punição: “Não dá gente. Não quero que ninguém perca o emprego nesse momento difícil, não é isso que a gente está falando. O certo seria uma demissão, mas não vamos radicalizar tanto, mas tira do ar, muda de setor, diz que não vai ficar mais na reportagem agora. Dá um gelo. Não é aceitar um pedido de desculpas ensaiado, disfarçado de improviso, de arrependimento para vir amenizar uma situação como essa”.
+ Sonia Abrão reage ao novo visual da cantora Anitta e dispara: “Irreconhecível”
Confira:
Posicionamento da Band
Vale lembrar que, em nota ao Área Vip, a própria Band repudiou a atitude de Lucas Martins: “A Band vem a público reafirmar seu compromisso, ao longo de seus 58 anos de história, com o respeito mútuo entre os profissionais da imprensa. A emissora sempre valorizou e respeitou a atuação das mulheres, que ocupam espaços de destaque nas redações e demais setores”, iniciou à emissora.
A Band se colocou a disposição da emissora e da jornalista: “A empresa não compactua com o episódio envolvendo o repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record TV. Ressaltamos que Lucas possui uma longa trajetória profissional na Band, sem registros de condutas semelhantes. Ele foi advertido e já se retratou publicamente em relação ao ocorrido. A Band se coloca à disposição da jornalista e da Record TV com o sincero desejo de que o episódio seja superado e situações como essa não se repitam”, expressou a empresa.
+ Sonia Abrão manda recado à Ana Maria Braga após acontecimento e dispara: “A gente tem que acreditar”
Posicionamento da Record
A Record também mandou uma nota para o Área Vip condenando a atitude de Lucas Martins e frisando que medidas serão tomadas: “A RECORD condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band, Lucas Martins, ocorrida na tarde desta terça-feira, 01 de julho, contra nossa repórter Grace Abdou. O boletim de ocorrência foi registrado e medidas judiciais cabíveis serão tomadas”, disse a emissora no comunicado.