O médico Drauzio Varella volta ao ar no próximo domingo, dia 14, no ’Fantástico’, para apresentar nova série – uma produção da emissora inglesa Channel 4 -, que faz uma viagem ao interior do corpo humano. Dividido em cinco episódios, o documentário, em alta definição, mostra imagens impressionantes, desde o nascimento até o último suspiro de um ser humano. Para isso, foram utilizados gráficos em 3D e as mais modernas captações da medicina, que revelam o corpo humano de uma diferente perspectiva.

Nascimento, infância, adolescência, fase adulta e gravidez, maturidade e velhice. A ’Viagem Fantástica’ acompanha todas as etapas da vida, começando 40 semanas após a concepção. Uma célula se desenvolveu e formou um bebê prestes a vir ao mundo. Apesar de todos os seres humanos já terem passado por isso, ninguém sabe o que se sente na hora do parto. A série revela que, segundo cientistas, no momento exato, o bebê experimenta uma explosão de adrenalina ainda mais intensa do que um ataque cardíaco. E que a criança se mantém viva graças a esta força, ao ativar os pulmões para a primeira respiração da vida!

Dr. Drauzio vai então explicando o funcionamento do corpo humano, enquanto a ’Viagem Fantástica’ – originalmente o documentário se chama ’A Life Inside the Living Body’ – ilustra com imagens o interior do organismo. Em quatro semanas de vida, por exemplo, uma câmera com recurso infravermelho mostra o esforço para a manutenção da temperatura do corpo. Até a escolha do parceiro na idade adulta é exemplificada na série, que termina no momento da morte, detalhando o processo e explicando: “Como a vida, este é um incrível processo biológico”.

O ’Fantástico’ é exibido aos domingos, após o ’Domingão do Faustão’.

COMENTÁRIOS