MSN

sábado, 4 de maio de 2024

Lula decreta intervenção federal no DF após ataques em Brasília

Presidente do Brasil ainda condenou ataques antidemocráticos

-

-

Amanda Souza
Amanda Souza
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Lula
Lula faz decreto após ataques antidemocráticos (Foto: Montagem Globo/Afonso Ferreira/TV Globo)

A tarde deste domingo (8) foi marcada por ataques de bolsonaristas extremistas ao Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto, em Brasília, em que depredaram os prédios dos poderes e atearam fogo. Por isso, o presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva, o Lula (PT), decretou hoje a intervenção federal no Distrito Federal até 31 de janeiro.

- Continua após o anúncio -

O político fez um comunicado à imprensa, mesmo estando em Araraquara (SP), onde foi acompanhar as áreas atingidas pelas fortes chuvas na região. “Vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei”, disse Lula.

+ Janja, esposa de Lula, faz drástico desabafo sobre o estado do Palácio da Alvorada

O que esses vândalos, nazistas fanáticos, fascistas fanáticos, fizeram nunca foi feito na história deste país“, afirmou o presidente, emendando que os responsáveis serão identificados e punidos. “É preciso que essas pessoas sejam punidas de forma exemplar, para que pessoas nunca mais façam algo parecido.”

- Continua após o anúncio -

Mais sobre Lula

O Chefe do Executivo ainda condenou os ataques aos poderes em Brasília: “O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão de prédios públicos”.

- Continua após o anúncio -

De acordo com o decreto, o interventor escolhido pelo petista é Ricardo Garcia Cappelli. “O interventor poderá requisitar se necessário, os recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Distrito Federal afetos ao objeto e necessários à consecução do objetivo da intervenção”, diz outro trecho do documento.

“O interventor poderá ainda requisitar a qualquer órgão, civis e militares da administração pública federal, o meios necessários para consecução do objetivo da intervenção”, disse trecho do decreto.

+ Neta de Lula relata terror ao ficar nas mãos de médica bolsonarista: ‘fazer alguma maldade’

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Amanda Souza
Amanda Souza
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!