Portal MSN

MSN

Pode ter sequelas? Especialista faz alerta e explica situação de Ary Fontoura após internação às pressas

Ator foi diagnosticado com um edema nas cordas vocais

Colaboradores
Colaboradores
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Ary Fontoura. (Foto: reprodução/Instagram)
Ary Fontoura. (Foto: reprodução/Instagram)

Recentemente, Ary Fontoura, aos 92 anos, passou por um grande susto ao ser diagnosticado com um edema nas cordas vocais. A condição, que é o acúmulo de líquido na camada externa das cordas vocais, o levou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Felizmente, depois de cuidados médicos, Ary recebeu alta e agora está em casa, sendo monitorado para garantir sua recuperação total.

O fonoaudiólogo Simon Wajntraub explicou que o problema de Ary é causado por um refluxo, algo comum em pessoas mais velhas. Esse refluxo acontece quando a parte superior do estômago, próxima ao diafragma, se torna mais flácida, facilitando o retorno do suco gástrico, que pode atingir as cordas vocais, causando inflamação e o edema. Como resultado, a voz pode ficar rouca.

“É importante não exagerar na alimentação, evitar encher demais o estômago e não ingerir grandes quantidades de líquido de uma vez”, alertou o especialista em entrevista à revista Contigo.

+ Mudança da Globo em votação livrou Vitória Strada de eliminação no BBB25

A recuperação de Ary exige cuidados específicos. Wajntraub ressaltou a importância de não forçar a voz e evitar falar alto, permitindo que as cordas vocais descansem enquanto a inflamação diminui. O fonoaudiólogo também sugeriu práticas como assistir a vídeos no YouTube e ter conversas frequentes com a família, para fortalecer a musculatura vocal.

Ator pode ter sequelas?

Embora o especialista tenha alertado que sequelas podem surgir se os hábitos alimentares não forem ajustados, ele acredita que Ary, sendo uma pessoa cuidadosa, se recuperará rapidamente.

+ Nem Gusttavo Lima e nem Bolsonaro! Pesquisa revela nome com mais chances de vencer Lula em 2026

“A idade avançada não vai prejudicar a recuperação dele, pois ele está sempre trabalhando com a voz. Ele é um grande ator, um dos melhores do Brasil. O mais importante agora é controlar a alimentação. Em pessoas mais velhas, o diafragma tende a enfraquecer, o que pode contribuir para o refluxo”, explicou o especialista, acrescentando que, em casos de refluxo severo, até mesmo cirurgias podem ser feitas para fortalecer o diafragma, incluindo técnicas avançadas como a robótica.

Colaborou: Renan Santos

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Colaboradores
Colaboradores
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!