Portal MSN

Conheça o perfil dos personagens de “Araguaia”, a nova trama da Globo

Conheça o perfil dos personagens de "Araguaia", a nova trama da Globo. A estância de Antoninha Antoninha (Regina Duarte) – […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

- Continua após o anúncio -

Conheça o perfil dos personagens de "Araguaia", a nova trama da Globo.

A estância de Antoninha

Antoninha (Regina Duarte) – Mãe de Fernando (Edson Celulari) e avó de Solano (Murilo Rosa). É dona de uma estância na região do Araguaia, fundada por seus ancestrais, Antonia (Alice Motta) e Apoena (Diogo Oliveira). Sua família é vítima de uma maldição e por isso carrega a dor de não ter criado seu filho. Seu grande inimigo, Max (Lima Duarte), é apaixonado por ela. Antoninha não retribui esse sentimento por nunca ter esquecido do mal que ele fez ao seu grande amor, Gabriel, pai de seu filho. Ao ficar muito doente, recebe a inesperada visita do filho e do neto, que nunca havia conhecido.

Fernando
(Edson Celulari) – Um homem de meia idade, charmoso, aventureiro, boa vida e elegante. É filho de Antoninha (Regina Duarte) e pai de Solano (Murilo Rosa). Foi criado por uma amiga de sua mãe, Mariquita (Laura Cardoso). Impulsivo e irresponsável, ele sempre viveu aos trancos e barrancos quanto às finanças. É apaixonado pela esposa Estela (Cleo Pires). Quando vai ao Araguaia, conhece sua mãe e descobre que pesa sobre seus ombros uma terrível maldição.

- Continua após o anúncio -

Solano (Murilo Rosa) – Forte e corajoso, é o único filho de Fernando (Edson Celulari) e neto de Antoninha (Regina Duarte). Foi criado pela avó “postiça”, Mariquita (Laura Cardoso). Adestrador experiente e competente, mestre na montaria e na doma, parece entender a linguagem muda dos cavalos. Disposto a lutar contra todo tipo de injustiça ou opressão, torna-se um líder contra as vilanias do homem mais poderoso da região, o criador de gado Max (Lima Duarte). Se apaixona justamente pela filha dele, Manuela (Milena Toscano). E também viverá a culpa de se sentir atraído pela envolvente Estela (Cleo Pires), viúva de seu pai. Será ele mais uma vítima da maldição imposta a sua família?

Estela (Cleo Pires) – Bela, inteligente e sedutora. No inicio da trama é casada com Fernando (Edson Celulari), mas, com a sua morte, se envolve com seu filho Solano (Murilo Rosa) e está disposta a conquistá-lo. Misteriosa, Estela guarda muitos segredos sobre suas origens.

- Continua após o anúncio -

Mariquita (Laura Cardoso) – Antiga empregada de Antoninha (Regina Duarte) e amiga de total confiança. Criou com muito amor Fernando (Edson Celulari) e, depois, o filho dele, Solano (Murilo Rosa). Muito intuitiva, implica com Estela (Cleo Pires).

Aspásia (Flávia Guedes) – Empregada da casa de Antoninha (Regina Duarte), que passa a trabalhar para Mariquita (Laura Cardoso) e Solano (Murilo Rosa). É muito sensível e chora à toa.

A família de Max

Max
(Lima Duarte) – Um rico e desonesto criador de gado, capaz de passar por cima de tudo e de todos para defender seus interesses. Desde a juventude é completamente apaixonado por Antoninha (Regina Duarte), mas seu afeto jamais foi correspondido. Com a esposa Amélia (Júlia Lemmertz), mantém um casamento de aparências. É pai de Manuela (Milena Toscano) e Frederico (Raphael Viana).

Amélia (Júlia Lemmertz) – Mulher de Max (Lima Duarte), mãe de Frederico (Raphael Viana) e Manuela (Milena Toscano). Vive um casamento conveniente por conta das regalias que tem a seu dispor. Embora um tanto egoísta, é uma mãe amorosa e preocupada com a felicidade dos filhos.

Manuela
(Milena Toscano) – Filha de Max (Lima Duarte) e Amélia (Júlia Lemmertz), irmã de Frederico (Raphael Viana). Sempre foi cercada de mimos, principalmente pela mãe, Amélia (Júlia Lemmertz). Estudou nos melhores colégios de Goiânia e se formou em veterinária. Como nunca se envolveu com as questões da fazenda, acredita que seu pai é honesto. Ela trabalha no frigorífico de seu noivo, Vitor Vilar (Thiago Fragoso), com quem mantém um namoro morno. Ao conhecer Solano (Murilo Rosa), se apaixona à primeira vista.

Frederico (Raphael Viana) – Filho mais velho de Max (Lima Duarte) e Amélia (Júlia Lemmertz). Dono de uma operadora de turismo e esportes radicais às margens do rio. Aventureiro, elegante e sedutor, vive se envolvendo com as belas turistas. Só uma mulher é capaz de fazê-lo mudar: Janaína (Suzana Pires), a viúva dona do armazém. Não concorda com as atitudes de seu pai e, por isso, os dois vivem em constante conflito.

Vitor Vilar (Thiago Fragoso) – É o noivo charmoso e cavalheiro de Manuela (Milena Toscano). Dono de um grande frigorífico, é empreendedor e totalmente voltado aos negócios. Embora seja um bom partido, é focado demais no próprio sucesso e disposto a colocar em posição inferior todos os outros aspectos da vida, inclusive o amor.

Lurdinha (Luciana Carnielli) – Empregada cheia de personalidade que trabalha na fazenda de Max

Circo Gran Tenório

Terê Tenório (Thaís Garayp) – Grande dama do picadeiro, é dona do Circo Gran Tenório e condutora do carroção que serve de moradia, bilheteria, palco e escritório. Mãe superprotetora de Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto), tem o dom de ler o destino nas cartas e nas linhas da mão. Vai para o Araguaia após ver nas cartas o trágico destino de Fernando (Edson Celulari).

Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto) – Sedutor, extrovertido e engraçado, Neca é mimado pela mãe Terê Tenório (Thaís Garayp). É o principal astro do Circo Gran Tenório. Faz o que for preciso para arrebatar a atenção do público e o coração das moças. Uma em especial irá roubar seu coração: a policial Sargento Mourão (Maria Joana Chiappetta).

René, o Palhaço Pimpinela (Nando Cunha)- Palhaço do Circo Gran Tenório, é o melhor amigo e confidente de Neca (Emílio Orciollo Netto) e Terê Tenório (Thaís Garayp). Alegre e brincalhão em público, sofre sozinho com seu triste passado. Vai se envolver com Nancy (Mariana Rios).

Marreta (Christovam Netto) – Artista de Terê Tenório graças à sua força descomunal. Ajuda Max (Lima Duarte) a destruir o circo.

Padre e seus órfãos

Padre Emílio (Otávio Augusto) – Um padre sem batina que é amigo, conselheiro e confidente de Antoninha (Regina Duarte) e, posteriormente, do jovem Solano (Murilo Rosa). Tem sangue quente, é combativo e corajoso. Inconformado com as desigualdades sociais e com a dura vida do seu rebanho de trabalhadores, cria, com amor e dedicação, várias crianças órfãs em seu sítio.

Meninos do Padre Emílio
– Quatro meninos órfãos: Pedro (Cadu Paschoal), André (Douglas Moreira), Mateus (Luigi Matheus) e Tomé (Frederico Volkmann). São endiabrados e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas levam Emílio (Otávio Augusto) à loucura, mas há muito amor e respeito em meio à bagunça. Consideram-se irmãos e tratam Emílio com o amor que dedicariam a um pai biológico.

Meninas do Padre Emílio – Quatro meninas órfãs: Maria (Brenda Diniz), Verônica (Roberta Piragibe), Madalena (Laura Barreto) e Terezinha (Bruna Marquezine). Acompanham os meninos nas traquinagens e também veem em Emílio (Otávio Augusto) o pai que nunca tiveram.

Delegacia

Geraldo (Ângelo Antônio) – Delegado rude que vai morar na cidade de Girassol. É casado com Dora (Paula Pereira), que não consegue engravidar e quer muito ter filhos, mas ele não a apoia na ideia de adoção.

Dora (Paula Pereira) – Esposa do delegado Geraldo (Ângelo Antônio), não consegue engravidar e quer muito adotar uma criança, mas enfrenta resistência do marido que não gosta da ideia da adoção.

Sargento Mourão (Maria Joana Chiappetta) – Bela policial que trabalha na delegacia. De farda, é muito brava e exige respeito. Fora do serviço, é uma doce e delicada moça que se envolverá com Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto).

Cirso e suas jóias

Cícero (Gésio Amadeu) – Cirso, como é chamado, é rústico, prático, bonachão e religioso. Trabalha para Max (Lima Duarte) por necessidade, pois não suporta o patrão. Casado com Pérola, é muito zeloso na educação e segurança de suas três filhas, a quem trata por suas “joias do Araguaia”: Safira (Cinara Leal), Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar).

Pérola (Tânia Alves) – Mulher de Cirso (Gésio Amadeu) e mãe de Safira (Cinara Leal), Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar). Cozinheira de mão cheia, faz quitutes e marmitas para vender aos turistas da operadora de Frederico (Raphael Viana).

Safira (Cinara Leal) – Filha mais velha de Cirso (Gésio Amadeu) e Pérola (Tânia Alves). Gosta de enfrentar os pais e se julga no direito de mandar nas irmãs. Estudou fora e trabalha como monitora da operadora de turismo de Frederico (Raphael Viana).

Ametista (Nanda Lisboa) – Filha do meio de Cirso (Gésio Amadeu) e Pérola (Tânia Alves). Carinhosa e conciliadora, também é monitora da operadora de turismo de Frederico (Raphael Viana).

Esmeralda (Raquel Villar) – Filha caçula de Cirso (Gésio Amadeu) e
Pérola (Tânia Alves). Extrovertida e esperta, adora o trabalho como monitora da operadora de turismo. Vive brigando com a irmã mais velha e, apesar da pouca idade, é a líder informal das três “joias”.

O Bar

Janaína
(Suzana Pires) – Mãe de Bruno (Luciano Scalioni) e irmã de Nancy (Mariana Rios), Janaína é a dona do bar local. Viúva atraente, chama a atenção de muitos admiradores, mas o espaço de seu coração está tomado pela memória de seu falecido marido Bento. Corajosa, fala de igual para igual com qualquer homem. Seu grande amigo e conselheiro é o Padre Emílio (Otávio Augusto).

Nancy (Mariana Rios) – Irmã de Janaína (Suzana Pires), trabalha no bar, apesar de preguiçosa. Tem inveja da irmã e sonha em arrumar um marido rico. Torna-se amiga de Renê (Nando Cunha), o palhaço Pimpinela, e essa relação desperta nela sentimentos muito diferentes.

Bruno (Luciano Scalioni) – Filho de Janaína (Suzana Pires), é estudioso, esforçado e um pouco tímido. É um bom filho e ajuda a mãe nas tarefas do bar.

Mamed (Yunes Chami) – Mascate de origem árabe, amigo de Antoninha (Regina Duarte). Roda o interior com sua jubiraca chacoalhante, mistura de carro e loja, onde se encontra de roupas a eletrodomésticos. Mamed não tem parada e funciona como correio para o povo da região, levando e trazendo recados, cartas, encomendas e notícias.

Caroço (Ricardo Castro) – Guia informal da região do Araguaia, faz um bico na operadora de turismo de Fred (Raphael Viana), mas seu negócio mesmo é a viola. Atento a tudo que acontece ao seu redor, vive fazendo música e usando como inspiração as pessoas de Girassol.

A Maldição

Apoena (Diogo Oliveira) – É um guerreiro karuê forte e atraente, conhecedor dos segredos e mistérios da mata. Apesar de casado com a índia Iarú (Suyane Moreira), com que tem dois filhos pequenos, apaixona-se pela branca Antonia (Alice Motta).

Antonia (Alice Motta) – Antepassada de Antoninha (Regina Duarte), Fernando (Edson Celulari) e Solano (Murilo Rosa). Ao lado de seu amado Apoena (Diogo Oliveira), é o alvo da maldição lançada em 1845 que, passando de geração em geração, chega até Solano em 2010.

Os que chegam depois

Beatriz/Pierina
(Eva Wilma) – Mãe de Solano (Murilo Rosa) e proprietária de um salão de beleza. Chega a Girassol para reencontrar o filho, mas não se revela a ele porque sente vergonha de seu passado misterioso. Vai entrar numa disputa leve e bem humorada com Mariquita (Laura Cardoso) pela atenção do filho Solano (Murilo Rosa).

Tavinho (Thiago Oliveira) – Criado por Beatriz (Eva Wilma), trabalha com ela no salão de beleza como cabeleireiro.

Lenita (Ana Lima) – Manicure do salão de beleza de Beatriz (Eva Wilma), tem um visual moderno e colorido. Ao chegar em Girassol, sua figura descolada e mais apropriada a Nova York chama a atenção do povo local. Aos poucos começa a ser imitada, trazendo uma dose ainda maior de modernidade à região do Araguaia.

Dr. Ricardo (Eduardo Coutinho) – Um jovem médico muito educado e simpático, que foi criado no sítio do padre Emílio (Otávio Augusto) e que volta a Girassol para assumir o Posto Médico. Vive o dilema entre ficar no Araguaia ou retornar ao compromisso amoroso e aos desafios profissionais que deixou na cidade grande.

- Continua após o anúncio -
BBB 24 na Área!

Enquete BBB24: Qual o participante favorito para vencer o reality? Vote

Quem deve ganhar o BBB24? Vote na Enquete e veja a parcial da votação aqui no Área VIP

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.