Portal MSN

Hoje no Brasil: Números de mortes por Covid-19 crescem, enquanto capitais do Rio e São Paulo relaxam isolamento e João Dória anuncia no quarentena no estado

E ainda: Processo de impeachment contra Wilson Witzel é formalizado no Rio

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Teste de Covid-19 – Agência Brasil

O número de casão do novo coronavírus continua aumentando no Brasil. O país  registrou,  nesta quarta-feira (10), mais 1.274 mortes da Covid-19 nas últimas 24 horas; O número total de infectados chega a 39.680, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

- Continua após o anúncio -

Os dados estão sendo compilados pela entidade desde as mudanças na divulgação do balanço do Ministério da Saúde. Já a quantidade de casos aumentou para 772.416, com um acréscimo de 32.913 novos diagnósticos da Covid-19 entre ontem e hoje. Além disso, o balanço informa uma taxa de letalidade de 5,1%, com 18,9 mortes por 100 mil habitantes.

Maria Melilo fala pela primeira vez sobre nova internação por conta do coronavírus

Segundo a plataforma, o estado de São Paulo continua sendo o epicentro da doença no Brasil, com 156.316 pessoas contaminadas e 9.862 vítimas. A taxa de letalidade é de 6,3%. Na sequência aparece Rio de Janeiro (74.373 casos e 7.138 óbitos), Ceará (71.402 contaminações e 4.480 mortes), Pará (62.095 infectados e 3.927 vítimas) e Maranhão (53.508 casos e 1.322 óbitos). No entanto, a maior taxa de letalidade continua sendo registrada no estado do Rio de Janeiro, com 9,6%.

- Continua após o anúncio -

Já segundo o boletim divulgado às 20h pela parceria de veículos da imprensa, o Brasil registrou 1.300 novos óbitos e 33.100 novas infecções por Covid-19 nas últimas 24 horas. O levantamento foi realizado com dados das secretarias estaduais de Saúde, coletados por um consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S. Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. A parceria foi iniciada na última segunda-feira, diante da mudança de postura do Ministério da Saúde em relação à divulgação das estatísticas sobre a Covid-19.

João Doria Jr. – Instagram

Doria anuncia nova quarentena em São Paulo

- Continua após o anúncio -

Depois do anuncio de relaxamento de isolamento social em São Paulo, o governador João Doria anunciou novo período de quarentena no estado. A medida passa a valer na na próxima segunda-feira (15) e vai até o dia 28 de junho, domingo. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10).

Hoje no Brasil: Enquanto mortes pela Covid-19 continuam aumentando, São Paulo e Rio de Janeiro anunciam flexibilização do isolamento

Segundo o governador, será o quinto período de quarentena no estado.  O guia desta nova quarentena será o Plano São Paulo, anunciado no final de maio, com abertura gradual por regiões do estado de acordo com indicadores reunidos pelo governo.

O primeiro dia de reabertura do comércio de rua na capital paulista, nesta quarta-feira, tem lojas adaptadas com filas, marcações, álcool e obrigatoriedade da máscara, e consumidores com saudade das  vitrines e prateleiras.

Marcelo Crivella – Instagram

Rio de Janeiro relaxa isolamento

A prefeitura do Rio antecipou a reabertura dos shoppings esta  quinta-feira (11). Porém, o funcionamento do comércio deve respeitar o cumprimento das Regras de Ouro e uma série de regras específicas para cada tipo de loja.

Os centros comerciais vão poder funcionar das 12h às 20h e terão de verificar a temperatura de todos os funcionários e consumidores na entrada do local. O uso de máscara nos estabelecimentos também é obrigatório por todos. “Quem não tiver condições de abrir amanhã (quinta-feira, 11) cumprindo todas as determinações, não vai poder abrir”, afirmou.

Hoje no Brasil: Veículos da imprensa criam consórcio para divulgar dados corretos da Covid-19 e Justiça suspende flexibilização no Rio de Janeiro

Os shoppings e os estacionamentos poderão funcionar apenas com um terço da capacidade de lotação, as praças de alimentação continuarão fechadas (os restaurantes podem funcionar para retirada, entrega domiciloar e drive-thru), assim como áreas de convivência (lounge, área infantil, de jogos eletrônicos, salões de festas e palcos). Também estão suspensos aluguel de carrinhos de bebê e o serviço de manobrista.

Para poder funcionar, os shoppings terão de solicitar o “selo de conformidade” pelo site da prefeitura, declarando que estão cumprindo todas as determinações previstas. Entre elas estão, as chamadas “regras de ouro” e alguns protocolos específicos para a categoria.

Confira as “Regras de Ouro”

Uso de máscaras em locais públicos

Constante higienização das mãos com água e sabão, ou álcool gel;

Álcool gel também deve estar disponível nas áreas de circulação;

Deverá ser respeitada uma distância mínima entre dois metros;

Ambientes arejados com portas e janelas abertas; se houver climatização do ar deve ter manutenção constante;

Equipes de limpeza e funcionários deverão trabalhar com equipamentos de proteção individual

Higienização dos espaços deve ser feita a cada três horas; limpeza imediata após o uso; e faxina completa ao fim do dia;

Pessoas com sintomas devem ser encaminhadas à assistência médica;

Disponibilização das informações nas áreas de circulação.

O governador do Rio, Wilson Witzel – Agência Brasil/Antônio Cruz

Processo de impeachment contra Wilson Witzel é formalizado no Rio

Com o apoio de 69 dos 70 deputados, o presidente da Assembleia, André Ceciliano, formalizou nesta quarta-feira (10) o início do processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel. Os partidos terão 48 horas para indicarem os seus representantes para a comissão do impeachment, que terá outros dois dias para eleger o presidente e o relator. O governador será notificado a apresentar a defesa em até dez sessões.

Ao fim do prazo, a comissão elabora o parecer, que será lido e votado em plenário. Se os deputados aceitarem a denúncia (por maioria absoluta, ou seja, mais de dois terços do plenário), Witzel será afastado do cargo e será formado um tribunal misto para julgá-lo, com representantes da Assembleia e do Tribunal de Justiça.

Depois da decisão, Witzel se pronunciou e disse estar “absolutamente tranquilo” sobre sua inocência, após a Assembleia Legislativa do Estado votar pela abertura de um processo de impeachment do chefe do Executivo estadual. “Recebo com espírito democrático e resiliência  a notícia do início da tramitação do processo de impeachment pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Estou absolutamente tranquilo sobre a minha inocência”, disse o governador em nota.

 

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.