Portal MSN

Hoje no Brasil: Veículos da imprensa criam consórcio para divulgar dados corretos da Covid-19 e Justiça suspende flexibilização no Rio de Janeiro

Em meio a polêmica, Ministério da Saúde corrige números do novo coronavírus divulgados no domingo

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Coronavírus, Wilson Witzel e Marcelo Crivella – Montagem Área Vip

Depois de polêmicas com a divulgação de dados da Covid-19 pelo Ministério da Saúde, um consórcio formado por veículos como G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL  passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

- Continua após o anúncio -

Segundo o consórcio, o Brasil registrou nesta segunda-feira (08)  849 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, já são mais de 37 mil óbitos pela Covid-19 no país.

Sertanejo Leonardo revela que ‘está’ com os sintomas do coronavírus

Com a onda de críticas, o Ministério da Saúde comprometeu-se a divulgar às 18h seu levantamento. Segundo os dados liberados nesta segunda-feira, o Brasil tem 707.412 casos confirmados e 37.134 mortes. Nas últimas 24 horas, desde o último boletim, houve registro de 15.654 novas ocorrências da doença, além e 679 novos óbitos.

- Continua após o anúncio -

A Organização Mundial de Saúde se pronunciou esta segunda-feira, pedindo que o governo seja “transparente” com informações sobre a pandemia. “O Brasil precisa entender onde o vírus está, como controlar os riscos. A OMS espera que a comunicação seja consistente e transparente”, afirmou Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da instituição;

Ministério da Saúde divulga novos dados da Covid-19 no domingo

- Continua após o anúncio -

O Ministério da Saúde enviou uma nota há pouco para afirmar que, no domingo (8), foram registradas 525 mortes e 18.912 casos de Covid-19 em 24 horas. Em um balanço divulgado ontem, a Saúde havia registrado 1.382 mortes e 12.581 infectados. Segundo a pasta, o erro ocorreu porque dados de alguns estados foram “duplicados”.

Hoje no Brasil: O Brasil registrou 1.382 novas mortes por Covid-19 e manifestações contra e pró governo ocupam principais capitais do país

Em nota, a pasta esclareceu. “Assim, o último boletim de 24h deve ser considerado 18.912 casos e 525 óbitos novos. O total de casos no país é de 691.758 e de óbitos 36.455 ao longo da pandemia. O número de recuperados soma 283.952 pacientes e outros 371.351 estão em acompanhamento médico.”.

O Ministério da Saúde ainda afirmou que  “vem aprimorando os meio de divulgação” dos dados da Covid-19 e que lançará nesta semana uma nova plataforma interativa.

O governador Wilson Witzel e o prefeito Marcelo Crivella – Montagem Área Vip

Justiça suspende flexibilização do Estado e da prefeitura do Rio

Depois de decisão do governador e do prefeito do Rio, uma decisão da 7ª vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça da cidade  Rio suspendeu a flexibilização do isolamento social no Estado e na capital, segundo o colunista Ancelmo Gois.

Em sua decisão, o juiz Bruno Vinicius da Ros Bodart  determinou que governo do estado fiscalize “de forma efetiva o cumprimento das medidas de isolamento social, por meio dos órgãos estaduais com poder de polícia para vigilância, fiscalização e controle, de forma coordenada com os Municípios”.

Hoje no Brasil: Novos dados da Covid-19, manifestações em São Paulo terão reforços na segurança e governador do Rio confirma flexibilização do isolamento

“Exigir dos gestores públicos que a atividade regulatória seja baseada em evidências, tal como se exige dos profissionais da Medicina em sua área de atuação. A sociedade não pode ser submetida a decisões sensíveis adotadas com base no puro arbítrio político do regulador, assim como não se admite a submissão de um paciente ao curandeirismo”, diz trecho da decisão. Caso descumpram a ordem judicial, o juiz fixou uma multa de R$ 50 mil para Wilson Witzel e Marcelo Crivella.

Para o Juiz, “o relaxamento inadequado das medidas de isolamento socila pode causar uma aceleração do contágio pelo novo vírus”. “Não se ignora o drama sofrido pelos comerciantes e trabalhadores cujas atividades vêm sendo restringidas como forma de retardar a expansão do contágio pela Covid-19. É preciso, entretanto, considerar igualmente que estão em jogo vidas humanas e quase sete mil pessoas já faleceram em todo o Estado com o diagnóstico da doença. É dever constitucional dos governantes equacionar adequadamente esses valores tão caros à nossa sociedade em políticas públicas cuidadosamente desenhadas com base em evidências”, complementa.

O governo do Estado afirmou que vai recorrer da decisão, já a prefeitura disse que já foi notificada e avalia os próximos passos.

 

- Continua após o anúncio -
BBB 24 na Área!

Enquete BBB24: Qual o participante favorito para vencer o reality? Vote

Quem deve ganhar o BBB24? Vote na Enquete e veja a parcial da votação aqui no Área VIP

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.