No próximo dia 21 de abril a cidade de Brasília completa 50 anos. E para registrar o cinqüentenário da capital do Brasil, o Jornal Band apresenta nesta semana (de 12 a 17 de abril) a série de reportagens especiais Brasília, Sonho Concreto. O telespectador vai acompanhar a aventura de construir uma capital futurista no meio do cerrado e a centenas de quilômetros dos grandes centros urbanos.

O repórter Fábio Pannunzio refez o caminho dos primeiros desbravadores que em 1892 percorreram um quase desconhecido Planalto Central para demarcar as fronteiras da nova Capital. Foi ainda ao interior goiano entrevistar em Jataí, Antônio Soares Neto, o Toniquinho – como é conhecido na região. Hoje com 84 anos, ele entrou para história ao perguntar para o então candidato a presidente Juscelino Kubitschek se ele mudaria a sede do governo, conforme determinava a Constituição em vigor na época. Juscelino, que lançava naquele momento a campanha à presidência, assumiu o compromisso.

Em outra reportagem, a equipe do Jornal da Band relembra o concurso que escolheu o projeto de Lúcio Costa para a nova Capital. O repórter Sérgio Gabriel entrevistou a filha do urbanista, que lembra como o pai idealizou o projeto ousado e modernista da futura Capital. Mostra ainda como seria Brasília caso outros projetos tivessem vencido a disputa.

A repórter Sonia Blota traça o perfil de Oscar Niemeyer, o arquiteto que aceitou o desafio de erguer uma cidade no meio do nada, e acabou construindo uma metrópole de concreto e arte. É de Sonia também a reportagem que mostra quem são os brasilienses, homens e mulheres que cresceram na Capital nas últimas cinco décadas. A repórter morou em Brasília por três anos e conta como é a vida na cidade muito além da Praça dos Três Poderes.

Da poeira vermelha do cerrado a prédios monumentais em 43 meses. O repórter Marcelo Cosme reconta a história de pioneiros, candangos vindos de todos os pontos do Brasil que chegaram à cidade junto com as primeiras máquinas.

Essas e outras histórias estão na série de reportagens especiais "BRASÍLIA – SONHO CONCRETO" que o Jornal da Band exibe a partir de segunda-feira, 12 de abril.

O Jornal da Band, ancorado pelo trio Ricardo Boechat, Ticiana Villas Boas e Joelmir Beting (foto), vai ao ar às 19h20, na Rede Bandeirantes de Televisão.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here