Lembra dele? Veja como ficou bebê fumante da Indonésia

De vício extremo a nova rotina: veja como Ardi está hoje

Lívia
Lívia
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Ardi Rizal
Ardi Rizal. Foto: Reprodução/Redes

Ardi Rizal ganhou repercussão internacional em 2010, aos cerca de 1 ano e meio, logo após um vídeo mostrar o menino fumando enquanto caminhava de fraldas. Na época, ele chegava a consumir 40 cigarros por dia.

- Continua após o anúncio -

Pai teria oferecido o primeiro cigarro ao bebê

De acordo com o “The Sydney Morning Herald”, Ardi é morador de Teluk Kemang, no sul de Sumatra, na Indonésia. Além disso, ele teria recebido o primeiro cigarro do próprio pai. Depois disso, passou a recolher cigarros na praça onde observava outras pessoas fumando.

A dependência chamou a atenção das autoridades e levou a família a buscar ajuda profissional. Quando os pais tentavam retirar os cigarros, porém, o menino tinha acessos de raiva e chegava a bater a cabeça.

++ Cantor Luiz Carlos é morto após marcar encontro com jovem de 15 anos

- Continua após o anúncio -

Garoto enfrentou o vício, a obesidade e o bullying

Por isso, ele iniciou um processo de reabilitação com o psicólogo infantil Seto Mulyadi. Entretanto, abandonar o cigarro trouxe outro problema: a ansiedade passou a ser compensada pela comida. Dessa forma, aos 5 anos, Ardi pesava 24 quilos e consumia grandes quantidades de alimentos. No entanto, na escola, ele começou a reduzir as porções depois de sofrer provocações dos colegas.

Menino que chocou o mundo mudou de vida

Mais de uma década depois, Ardi conseguiu superar a dependência. Em 2022, aos 14 anos, frequentava a escola e seguia uma dieta baseada principalmente em peixes e verduras para controlar o peso. Inclusive, ele passou a dar entrevistas sobre sua experiência e a alertar outras pessoas sobre as dificuldades de abandonar vícios.

++ Luana Piovani ataca Luciano Huck e dispara: “Programa tosco”

- Continua após o anúncio -

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo provoca mais de oito milhões de mortes por ano.

Leia também: Tony Ramos fala sobre aposentadoria que recebe do INSS e diz: “Foi mérito”

Lívia
Lívia
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { const reportErrorLink = document.getElementById("reportErrorLink"); if (reportErrorLink) { reportErrorLink.addEventListener("click", function(event) { event.preventDefault(); // Impede o link padrão de ser seguido const pageTitle = document.title; const pageURL = window.location.href; const emailSubject = "❗ Aviso de Erro no Área VIP"; const emailBody = `Título: ${pageTitle}\nURL: ${pageURL}\nDescreva detalhes do Erro:`; const emailLink = `mailto:areavip@areavip.com.br?subject=${emailSubject}&body=${encodeURIComponent(emailBody)}`; window.location.href = emailLink; }); } }); <!-- Video prêmio

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024

-->
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas