Gilvan da Federal vira réu após desejar morte de Lula: “Eu não vou matar”

Decisão do STF

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Dep. Gilvan da Federal (PL - ES)(Bruno Spada / Câmara dos Deputados)
Dep. Gilvan da Federal e Lula (PL – ES)
(Bruno Spada / Câmara dos Deputados)

O STF abriu ação penal contra Gilvan da Federal por desejar publicamente a morte de Lula, entendendo que suas falas configuram ofensa pessoal e não estão protegidas pela imunidade parlamentar.

- Continua após o anúncio -

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, tornar réu o deputado Gilvan da Federal (PL‑ES) por injúria qualificada contra o presidente Lula, acolhendo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

+ Associação comemora inquérito contra Ratinho que pode levar à prisão – Portal Área VIP

O STF afastou a alegação de imunidade parlamentar, entendendo que ofensas pessoais não estão protegidas por essa prerrogativa.

Em abril de 2023, durante debate sobre projeto de desarmamento da guarda presidencial, Gilvan disse frases como “quero mais que o Lula morra” e chamou o presidente de “descondenado” e “parceiro do crime”. Essas falas foram depois publicadas em suas redes sociais.

- Continua após o anúncio -

Dessa forma, a senhora ministra Cármen Lúcia foi relatora e destacou que as expressões não configuram crítica política, mas sim ofensas pessoais dissociadas da função legislativa. Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino acompanharam o voto. Gilvan alegou estar protegido pela imunidade parlamentar e que reagiu a provocações, mas essa tese foi rejeitada pelo Supremo.

+ Flávio Bolsonaro desce a lenha no judiciário e fala de si na terceira pessoa: “O sistema está com medo de Flávio” – Portal Área VIP

A Comissão de Ética da Câmara havia arquivado representação contra o deputado pelos mesmos fatos, mas o STF entendeu haver indícios suficientes para abrir ação penal.

- Continua após o anúncio -

“Eu quero mais que o Lula morra, quero que ele vá para o quinto dos infernos, é um direito meu. Não vou dizer que eu vou matar o cara, mas eu quero que ele morra, que vá para o quinto dos infernos. Nem o diabo quer o Lula, por isso que ele está vivendo aí. Superou o câncer. Tomara que ele tenha uma taquicardia, porque nem o diabo quer a desgraça desse presidente que está afundando o país. Quero mais que ele morra mesmo”, comentou o homenzarrão.

ASSOCIAÇÃO COMEMORA PRISÃO DE RATINHO

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito para investigar declarações atribuídas ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, consideradas LGBTfóbicas e prisão foi… LEIA MAIS!

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas