Portal MSN

Tropeada do Globo Rural chega a Sorocaba

Uma festa emocionante e com muitas homenagens foi preparada para a chegada da Tropeada do Globo Rural na manhã do […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

Uma festa emocionante e com muitas homenagens foi preparada para a chegada da Tropeada do Globo Rural na manhã do último sábado, dia 27, em Sorocaba, São Paulo.

- Continua após o anúncio -

Durante 66 dias, os repórteres do Globo Rural José Hamilton Ribeiro, Ivaci Matias, Camila Marconato, Nelson Araújo e Ana Dalla Pria – que se revezaram -, equipe da TV Globo, mais peões, um médico veterinário e um cozinheiro, percorreram 1.760 quilômetros da rota dos tropeiros pelo Caminho Novo da Vacaria no lombo de uma mula. “Foi um trabalho emocionante e que dificilmente esqueceremos”, disse Nelson Araújo, que chegou junto com a tropa.

Cerca de 2.500 pessoas recepcionaram os peões que saíram no dia 23 de março de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. A festa que foi realizada no Largo do Divino, em frente à Igreja do Divino, em Sorocaba, cidade que no auge do tropeirismo foi um grande centro de comercialização de muares.

Além da moda de viola do grupo Madrigal da Rainha, a cerimônia de chegada dos tropeiros teve a benção do bispo Dom José Carlos Castanho, execução do hino nacional, entrega de certificados para os proprietários de animais e homenagens aos peões. “Durante esse período eu fiz muitas amizades e conheci muitos lugares bonitos. Valeu muito a pena”, declarou o peão Antonio Ming, o Seu Toninho.

- Continua após o anúncio -

Também estiveram presentes os amigos e familiares dos peões. “Foi uma experiência ímpar. Agora tenho o resto da vida para matar a saudade da família”, disse o peão Antonio Diogo Biasetto.

O trabalho realizado pelo Projeto Tropeada dará origem a uma série de reportagens que está prevista para ir ao ar em julho no Globo Rural e que irá mostrar o caminho percorrido pelos tropeiros desde o século 18 e contar histórias ligadas ao tropeirismo, recheadas de personagens marcantes, peculiaridades locais e gastronomia típica. “A grande avaliação desse percurso será feita pelo público do Globo Rural. Nosso trabalho será mostrar essa história para o Brasil todo”, explicou Humberto Pereira, diretor do Globo Rural.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!