A Dona do Pedaço - Maria da Paz (Globo/Cesar Alves)
A Dona do Pedaço – Maria da Paz (Globo/Cesar Alves)

Com a entrada de Matilde, interpretada por Laura Cardoso, em A Dona do Pedaço, algumas pistas sobre o nascimento de Joana (Bruna Hamu) vão surgindo na trama. A primeira cena da personagem está prevista pra ir ao ar no dia 30 de setembro.

Resumos de A Dona do Pedaço – Semana de 09/09 a 14/09

É quando a enfermeira vai visitar a avó que está internada numa clínica de repouso. Logo de cara, dá pra perceber que Matilde já está com a memória comprometida. “Cê ainda não me deu feliz aniversário”, reclama a senhora.  “Feliz aniversário”, diz a neta. “Eu ganhei uma boneca linda… Cadê minha boneca?”, pergunta Matilde. “Tá… eu levei pra trocar de vestido, vamos botar um vestido de festa nela”, disfarça Joana.

Em conversa com a diretora da clínica, Joana explicará: “A vovó só está recordando, revivendo um dia de aniversário… deve ter sido um lindo aniversário”. Mas a diretora não dará boas notícias à enfermeira. Ela dirá que Matilde terá uma semana para deixar a clínica, já que a mensalidade está sempre atrasando e ela não paga a dívida com os medicamentos da senhora.

Sem saber o que fazer, Joana conversará com Maria da Paz (Juliana Paes), que vai sugerir que a nova pupila se mude com a avó para a casa que era da família de Rock (Caio Castro), que a essa altura estará morando na mansão que era de Josiane (Agatha Moreira).

Depois da mudança, Maria da Paz decide fazer uma visita à nova vizinha. “Que bom, veio me visitar”, comemora Joana. “Vim conhecer sua avó. Trouxe um pedaço de bolo pra ela”, diz a boleira. “Vó, ela trouxe bolo pra você”, diz Joana. Num momento confuso, Matilde confunde Maria da Paz. “Filha?”, se emociona. “Não, eu não sou sua filha”, se assusta a boleira. “É minha filha sim. Albertina”, insiste. “Eu sinto muito… mas não sou sua filha. Você se chama Matilde, não é?”, continua Maria da Paz na maior delicadeza.

Matilde continua divagando. “Mas você sabe, filha. Eu lembro daquele dia… foi tão difícil… mas deu tudo certo. Essa menina tá linda”, diz, apontando pra neta. “Acho que ela tá me confundindo com alguém… “, diz Maria da Paz. A senhora come o bolo. “Bolo bom. Eu comi um bolo bom assim no hospital”, diz. “Que hospital?”, quer saber a boleira. “Ela tá… ela sempre lembra da época que eu nasci. Eu nasci de um parto difícil… só não sei dessa história de bolo”, lembra Joana.  “To errada. Cê não é minha filha não. To lembrando pelo gosto do bolo. Bom bolo”, diz a senhora. “Mas vou ser sua amiga”, afirma Maria da Paz. “Cê já é minha amiga, Maria da Paz”, diz Matilde.

Já na casa de Marlene (Sueli Franco), Maria da Paz conversa com Joana e acha estranho a história de Matilde. “Como ela sabia que meu nome é Maria da Paz? Ela me chamou de Maria da Paz”, lembra.  “Eu não faço a menor ideia. Também to surpresa”, diz a enfermeira.  “Engraçado, porque ela lembrou quando comeu o bolo. Como se o bolo trouxesse uma recordação. Mas que recordação pode ser?”, diz intrigada. “Ela revive épocas, situações…”, explica a neta de Matilde.

Marlene pergunta se a própria Joana não falou o nome da boleira para a avó. “Eu não lembro. Desde que conheci a Maria da Paz, nos tornamos tão amigas, assim de imediato. Não sei dizer. Pode ser, pode não ser. Não dá pra lembrar de tudo que a gente fala”, diz a jovem. “É a explicação mais óbvia”, insiste Marlene. “Mas a médica disse que minha avó não inventa coisas. Só revive momentos do passado…”, lembra. “Só pode ser. Ela tava com meu nome na cabeça. Mas que fiquei curiosa, fiquei. Quem sabe a gente ainda vai achar uma explicação”, acredita Maria da Paz.

Participe da nossa enquete – VOTE!

Enquete “A Dona do Pedaço”: Com quem Maria da Paz deve ficar, Amadeu ou Régis?



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here