O Sétimo Guardião - Valentina (Reprodução/TV Globo)
O Sétimo Guardião – Valentina (Reprodução/TV Globo)

Em O Sétimo Guardião, há mais de vinte anos Valentina (Lilia Cabral) foi abandonada no altar e até hoje não sabe o motivo, mas esse mistério está prestes a ser revelado. Isso porque Eurico (Dan Stulbach) decidiu trair de vez a irmandade e contar tudo que sabe sobre a fonte mística e os guardiães à cunhada, em troca de 15% dos lucros da exploração e comercialização das águas curativas.

De acordo com o site oficial da trama, Eurico acaba aceitando a contra-proposta de Valentina, apesar de sua exigência inicial ter sido a metade do dinheiro proveniente da fonte. Mas, como o pagamento dos 15% será feito em dólares e depositado em paraíso fiscal, o político aceita o trato, impondo como condição a liberação imediata de verba para as obras de instalação das antenas de TV e telefone em Serro Azul. A empresária concorda e em seguida pede que ele cumpra sua parte no acordo.

“Pode não parecer, mas a história é simples. A Irmandade existe há mais de duzentos anos. Ela foi criada para proteger a fonte, que não pode ser usada para fins comerciais ou espúrios, como você e seu sócio querem fazer agora”, ele começa.

“Não esqueça de se incluir nesse time, já que acabei de aceitar sua proposta para entrar na nossa sociedade”, diz Valentina, e Eurico continua: “Na Irmandade somos sete guardiães, mas tem um que lidera o grupo: é o guardião-mor. É nesta categoria que o gato devia se incluir pois já foi um homem… Não fosse o fato de que, contra todos os preceitos da Irmandade, ele prevaricou e foi condenado a viver na forma de um bicho. Por conta disso, quem assumiu o posto foi o Egídio, que aceitou a missão às vésperas de casar com você.”

É então que Valentina entende o que aconteceu no passado e questiona, para confirmar, se foi por isso que o ex-noivo a rejeitou.

“Exatamente…”, ele responde.

“E eu, que me martirizei a vida toda, pensado que Egídio, de repente, tinha achado que eu não daria uma boa esposa!”, ela comenta, irônica.

A conversa continua, mas quando chega a hora de explicar qual a ligação de Gabriel (Bruno Gagliasso) com a irmandade, Eurico se enrola um pouco e resolve dizer que ele foi escolhido como substituto de Egídio apenas por ser filho dele, o que é uma mentira. Valentina estranha e faz alguns questionamentos.

“Por exemplo: quem vai substituir a falsa bruxa esotérica quando ela bater as botas e seguir direto pros caldeirões ferventes do inferno?”

Milu flagra a conversa

Justamente nesse momento Milu (Zezé Polessa) abre a porta do gabinete e entra, sem ser notada. Ao ouvir a pergunta da megera, pergunta se é dela que estão falando. A executiva desconversa: “É muita pretensão de sua parte achar que, de falsa bruxa esotérica, só existe você neste mundo”. O prefeito reclama da invasão sem avisos da guardiã, e em seguida Valentina se apressa em ir embora.

Milu, por outro lado, pressiona o companheiro de irmandade para saber o teor da conversa que ele estava tendo com a mãe de Gabriel. Eurico tenta se esquivar, mas acaba confirmando que pretende desapropriar o casarão para o projeto da Casa de Cultura Valentina Marsalla. Ela o lembra: “A desapropriação não faz mais o menor sentido. Já falamos a respeito antes”.

“E eu já dei explicações suficientes sobre isso! Tudo que eu quero é proteger a fonte”, ele rebate

A sensitiva afirma que quem deve ficar na casa e proteger o segredo da fonte é Gabriel, e aproveita para dar a notícia que a levou até ali: que o rapaz aceitou a missão e marcou a cerimônia de posse. Eurico pergunta se os outros guardiães já sabem e ela confirma:

“Só faltava você. E agora vai concordar que a desapropriação é contra nossos interesses. A partir da próxima lua cheia o casarão terá outro morador… O novo sétimo guardião! E todos voltaremos a viver tranquilos.”

Confira o resumo do capítulo deste sábado (12/01):

Eurico aceita a proposta de Valentina e conta sobre a irmandade. Milu ouve parte da conversa entre Eurico e Valentina. Judith questiona Robério sobre Sampaio. Júnior aconselha Geandro a ir atrás de Lourdes Maria. Guilherme recusa o trabalho no restaurante, e Aranha exige que o sobrinho deixe sua casa. Valentina revela a Marilda que fez um acordo com Eurico. Milu desconfia que Eurico tenha revelado a Valentina sobre a irmandade. Stefânia tem uma ideia para ajudar Guilherme a morar com João Inácio. Feliciano afirma que descobrirá se Valentina sabe algo sobre a fonte. João Inácio dá um ultimato em Guilherme, e Mirtes se desespera. Geandro questiona Raimunda sobre o convento onde Lourdes Maria está. Judith cobra uma explicação de Robério sobre o dinheiro que ela encontrou. Gabriel descobre o poder curativo da fonte.

Veja também:

Resumos de “O Sétimo Guardião” – Semana de 14/01 a 19/01



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here