Na segunda-feira passada (09), um projeto de lei que prevê a extinção da Fundação Paraense de Radiodifusão, a FUNTELPA, acabou sendo enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
De acordo com informações do portal Roma News, o documento que foi apresentado informa que tanto a programação da TV Cultura do Pará, como da rádio Cultura devem continuar no ar até a transferência completa dos serviços de radiodifusão e retransmissão das emissoras.
Para a jornalista paraense Adelaide Oliveira, a notícia acabou sendo desoladora: “Eu fico muito assustada e preocupada com a simples intenção que isso aconteça. A Funtelpa é uma emissora que a cultura paraense deve muito. Quando a gente pensa na música paraense, na potência que é a música paraense, isso tem a ver com TV, rádio e Portal Cultura. Quando a gente vê o áudio visual paraense, cada vez mais em ascensão, isso está relacionado à Funtelpa. Quando a gente fala da pluralidade de vozes, em uma única programação, estamos falando da emissora Cultura”, falou ela.
O projeto, vale dizer, além do fim da TV e rádio Cultura do Pará, ainda prevê uma reestruturação ampla de secretarias do Estado e a dissipação de outras, a exemplo da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (FADEP) e a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado (CPH).
Já os cargos dos servidores iriam ser redistribuídos para evitar que os serviços sejam descontinuados. A proposta, porém, ainda irá ser analisada pelos parlamentares na Alepa.