Mestre do Sabor (Globo/Victor Pollak)
Mestre do Sabor (Globo/Victor Pollak)

Nesta quinta (10) estreia ‘Mestre do Sabor’ a competição culinária com gostinho de comida nacional, sob o comando de Claude Troisgros e Batista, na Globo.

+ A Dona do Pedaço faz a Globo alcançar melhor audiência do horário nobre em anos

Nesta primeira fase, intitulada ‘Prato de entrada’, chefs profissionais vindos de diferentes regiões do Brasil cozinham seu melhor prato para tentar garantir uma das 24 vagas do programa. E a missão de aprovar os candidatos é dos mestres Kátia Barbosa, José Avillez e Leo Paixão, que devem formar times de oito integrantes cada um. A degustação dos pratos é às cegas.

Momentos antes da estreia, a chef carioca fala sobre relação dos brasileiros com a comida: “A gastronomia caiu no gosto do brasileiro. Primeiro porque o Brasil é um país imenso e muito jovem, e a sua gastronomia é tão jovem quanto essa percepção de sabores e aromas são novos também. Tínhamos uma relação com a comida absolutamente simples e a TV trouxe ao grande público a possibilidade de conhecer mais o nosso Brasil, seus sabores, ingredientes e hábitos alimentares completamente diverso. Isso nos leva à compreensão de quem somos enquanto país”, explica Kátia.

Mesmo habitando terras lusitanas, o português José Avillez concorda com a chef e ressalta a chance que o reality terá de ampliar o conhecimento de pessoas de outros países acerca da herança gastronômica brasileira. “Um programa como o ‘Mestre do Sabor’ é o reconhecimento da importância da cozinha como cultura de um país. É a aposta na promoção das tradições brasileiras e na divulgação da melhor cozinha e cozinheiros. Sendo a maior emissora do país e transmitindo para o mundo através da Globo Internacional, esta será a maior ferramenta de promoção do que o Brasil tem de melhor”, aponta.

Já o mineiro Leo Paixão antecipa um pouco do que o público vai conferir mais tarde. “A forma como o ‘Mestre do Sabor’ será trazido a público, valorizando o cozinheiro e o produto brasileiro, mais focado na cozinha e nas receitas, é muito positiva. Acho muito importante ter um programa como esse no horário nobre da emissora, principalmente pela valorização da nossa própria gastronomia”, elogia.

Record exibe comercial de A Dona do Pedaço dentro do intervalo de A Fazenda 11

Relembre, a seguir, as fases e o prêmio da competição:

Prato de entrada – Para garantir uma das 24 vagas doreality culinário, chefs profissionais de todo o Brasil preparam seu melhor prato na cozinha. Os três mestres – José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão – degustam os pratos sem saber quem os cozinhou. As avaliações são individuais. A cada uma, o trio decide se o candidato merece uma vaga no seu time para seguir na competição. Se mais de um mestre aprovar o candidato, ele é quem escolhe o time em que vai ingressar. Os três times seguem para a próxima fase com oito integrantes cada um.

Na pressão – A fase tem duas etapas. A primeira, no formato time contra time, é o “Menu Confiança”. Os três times cozinham um menu completo. Dessa vez, cada mestre orienta seus cozinheiros e quem avalia e elege o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros. O time que levar o voto de Claude está imune da segunda prova. A segunda etapa é a “Batalha dos Cucas”. Nela, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que são responsáveis por definir os dois participantes que deixam a disputa.

Duelos – Esta etapa tem duelos em “mata-mata”. A cada episódio, duplas são formadas, independente dos times e por escolha dos próprios cozinheiros, para a realização da prova. Dessa vez, os chefs disputam a preferência dos mestres. O melhor cozinheiro de cada duelo segue na competição.

Na balança – A fase tem duas rodadas de provas individuais. Na primeira, os chefs cozinham um prato e José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegem, cada um, seu preferido. Os chefs responsáveis pelos pratos eleitos são classificados para a semifinal. Os chefs restantes cozinham individualmente em mais uma rodada da prova. Os mestres, novamente, elegem os melhores pratos e colocam mais três chefs na semifinal.

Semifinal – A semifinal também acontece em duas partes. Os seis chefs nesta etapa cozinham seu melhor prato. Desta vez, Claude volta ao papel de avaliador. Ele degusta todos os pratos e coloca dois participantes na final. Em uma segunda rodada individual, os mestres assumem o posto de avaliadores e elegem outros dois competidores para seguir adiante. A fase termina com quatro finalistas.

Final – A fase tem duas etapas e definirá, ao vivo, o grande campeão. O ‘Mestre do Sabor’ leva para casa um prêmio de R$ 250 mil.

Mestre do Sabor’ é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. O reality gastronômico vai ao ar às quintas-feiras, logo após ‘A Dona do Pedaço’.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here