Jornal da Record estreia série sobre os 20 anos do ataque terrorista

Programa conversa com sobreviventes, bombeiros e familiares de vítimas

-

Evelyn Bastos (Divulgação/Record TV)
Evelyn Bastos (Divulgação/Record TV)

A partir desta segunda-feira, dia 06/09, o Jornal da Record vai exibir “Terror, 20 anos depois”, uma série especial sobre o trágico e histórico atentado terrorista nos Estados Unidos, que completa duas décadas em 11 de setembro de 2021.

- Continua após o anúncio -

Record TV foi a única emissora na TV aberta que cresceu na audiência em relação a agosto do ano passado

Na semana que antecede os 20 anos dos ataques que chocaram o mundo, a produção, dividida em cinco reportagens, mostra as consequências das ações orquestradas pelo grupo terrorista al-Qaeda que deixaram quase três mil mortos naquela manhã, quando 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais com a missão de atingir símbolos da América, o World Trade Center, o Pentágono e possivelmente a Casa Branca. Dois deles atingiram o objetivo ao alcançar as Torres Gêmeas, em Nova York. Outros dois caíram antes de cumprir a missão, um em Washington, e o outro, na Pensilvânia.

A série, com reportagens da correspondente Evelyn Bastos, destaca o relato de quem sofreu viveu o horror do atentado, como sobreviventes e bombeiros. E mostra o trabalho até hoje desenvolvido na reconstrução, preservação de memória e reconhecimento das vítimas, além das ligações dos ataques com o Afeganistão, país ocupado pelos Estados Unidos desde então até recente retirada das tropas.

A série está dividida nos seguintes temas: O Ataque e os Sobreviventes, Reconstrução e Buscas, Bombeiros, Memorial e Vítimas, e Legado.

- Continua após o anúncio -

Na estreia, uma entrevista com sobreviventes e com o fotógrafo Stan Honda, que fez algumas das imagens mais conhecidas do 11 de setembro.

Na terça-feira, em Reconstrução e Buscas, o destaque é o trabalho dos legistas que, mesmo 20 anos depois, continuam as buscas para identificar vítimas, agora contando com o avanço da tecnologia. A reportagem mostra também a reconstrução da área, com  novo prédio, o One World Trade Center, que com 541 metros de altura é o prédio mais alto do Ocidente.

O terceiro episódio, no ar na quarta-feira, traz o depoimento de voluntários e bombeiros que atuaram naquele dia. E encontra Bill Spades, o único bombeiro sobrevivente dentre os doze colegas do grupamento em que trabalhava. Enquanto ele e os colegas  trabalhavam nos escombros do WTC, em Nova York, descobriu que um tio estava no voo 93, derrubado na Pensilvânia.

Evelyn Bastos com Bill Spades (Divulgação/Record TV)
Evelyn Bastos com Bill Spades (Divulgação/Record TV)

O episódio Memorial e Vítimas, na quinta-feira, conta histórias de pessoas que perderam familiares nos ataques e tiveram as histórias mudadas para sempre, como a brasileira Paula Bellini, que vai falar pela primeira vez sobre o que enfrentou. Ela, que estava grávida, trabalhava nas Torres Gêmeas e, em 11 de setembro, atrasou-se  para chegar ao trabalho porque não se sentia bem. Ainda assim, ela foi atingida duramente: o pai do menino que ela esperava estava numa reunião no prédio quando os aviões atingiram as Torres, e não sobreviveu. O programa conversou também com o filho do casal, Nicholas, que, assim como o atentado, logo completará 20 anos. A reportagem apresenta também o Memorial construído em homenagem às vítimas, que recebe milhões de visitantes do mundo inteiro.

Legado encerra a séria com as consequências dos ataques, a guerra no Afeganistão, a morte de Osama bin Laden e a atual situação do Afeganistão. A reportagem encontra um veterano de guerra brasileiro que passou dois anos no Afeganistão, e mostra o trabalho de uma associação que ajuda mulheres afegãs.

Novelas da Record TV consolidam o segundo lugar isolado em SP e RJ

A produção é de Gabriela Coelho, a edição de Luciana Toda, e as reportagens nos Estados Unidos são de Evelyn Bastos com Victor Albuquerque. Roberta Saviano e Rosana Teixeira coordenam a produção.

O Jornal da Record vai ao ar às 19h55.

Gottino e equipe recebem ao vivo troféus pelo Prêmio Área VIP no ‘Balanço Geral SP’

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Temos mais pra Você!
Últimas Notícias