Kobe Bryant / Foto: Divulgação

No último domingo (26) uma notícia pegou todos de surpresa. É que o ex-jogador de basquete Kobe Bryant sofreu um acidente de helicóptero, e veio a falecer. Além dele, estavam na aeronave sua filha, Gianna Bryant, e mais sete pessoas, que também morreram.

Nesta segunda-feira (27), o áudio e dados do helicóptero modelo S-76, registrado como N72EX, foram divulgados. A aeronave teve seu último contato com a torre de controle de Los Angeles no momento em que sobrevoava sobre Calabasas, na Califórnia, nos Estados Unidos. Na ocasião, estava voando em condições visual especial a 1.500 pés (450 metros).

De acordo com o áudio divulgado pela “VASAviation”, o helicóptero perdeu o contato via rádio após ter seu controle repassado ao Southern California Terminal Radar. Ao que tudo indica, eles voava abaixo do normal, o que pode ter comprometido a propagação das ondas de rádio.

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Antes da queda, o controlado chegou a informar que eles estavam sobrevoando abaixo da altura ideal para aquela área: “Você ainda está em um nível baixo para seguir um voo neste momento”, disse o controlador.

Menos de um segundo depois, o contato com a aeronave é perdido no radar e é mostrado que a mesma havia colidido em um terreno.

Veja o diálogo do helicóptero com a torre de controle:

17h13 – Torre de Controle: Helicóptero 72EX, Torre Burbank. Altímetro Burbank 30.19. A área de superfície da classe C de Burbank é IFR, digam as intenções.

17h21 – N72EX: Manter VFR especial, transição na 101 direção oeste.

17h21 – Torre de Controle: Helicóptero 72EX, segure fora do espaço aéreo da classe C de Burbank. Eu tenho uma aeronave andando por aí.

17h21 – N72EX: 72EX segurando.

17h22 – Torre de Controle: Vai ser um pouco. Eu tenho uma citação final de 9 milhas e depois a volta que eu acabei de fazer… vai virar a base para a final em cerca de 3 minutos

17h25 – N72EX: Ok, vamos continuar segurando.

17h26 – Torre de Controle : N72EX, Para fins de planejamento, você pode esperar fazer a transição para o lado normal do aeroporto. Acabei de falar com Van Nuys na linha e eles têm várias partidas de IFR saindo da pista 16, então você pode esperar seguir o 5 norte e atravessar esse caminho.

17h29 – N72EX: 72EX, Sem problemas.

17h31 – Torre de Controle: 317P, Torre Burbank. Você pode esperar alguns minutos. Eu tenho um helicóptero VFR especial que preciso para fazer a transição. Ele está esperando há cerca de 15 minutos.

17h32 – Torre de Controle: … agora noroeste. Siga a via expressa 5, mantenha a condição VFR especial igual ou inferior a 2500′.

17h33 – N72EX: Mantenho VFR especial igual ou inferior a 2500′, sigo 5 em direção ao norte; 72EX.

17h33 – Torre de Controle: N72EX, Roger, e você está liberado para a área de superfície da classe C de Burbank, do sudeste para o noroeste.

17h33 – N72EX: Copiado isso, vamos manter o VFR Especial; helicóptero 72EX)

17H33 – Torre de Controle: Na verdade, para a sua transição {..}, você só queria seguir o 118?

17h33 – N72EX: 118 e vamos percorrer Van Nuys para pegar a 101; 72EX.

17H33 – Torre de Controle: Helicóptero 72EX, Roger.

17h33 – Torre de Controle: Helicóptero 72EX, continue seguindo a 5 noroeste para entrar na 118 e Van Nuys o ajudará. O serviço de Radar está encerrado. Permaneça com esse grito, entre em contato com a Van Nuys Helicopters 119.0.

17h36 – N72EX: 2EX mudando para Van Nuy.

17h36 – Van Nuys, helicóptero 72EX com você para a transição VFR especial, estamos atualmente a 1400′.

17h37 – Torre de Controle: Helicóptero 72EX, Van Nuys Tower. Calma, visibilidade 2 1/2, com 1100 ‘de céu encoberto, Van Nuys altimetro 30,16.

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Nas redes sociais a Lockheed Martin, dona do Sikorsky S-76B, a marca do helicóptero que transportava Bryant, sua filha e outras sete pessoas, informou que vão investigar as causas do acidente.

“Estendemos nossas mais sinceras condolências a todos os afetados pelo acidente de hoje com o Sikorsky S-76B em Calabasas, Califórnia. Entramos em contato com o NTSB e estamos prontos para fornecer assistência e suporte às autoridades investigativas e ao nosso cliente. A segurança é a nossa prioridade; se houver alguma descoberta acionável da investigação, informaremos nossos clientes do S-76”, diz o comunicado.



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