Ruth de Souza – Reprodução/Internet

Grandes perdas estão nos causando cada vez mais surpresas ao longo deste ano conturbado de 2019. Neste domingo (28), inclusive, morreu, aos 98 anos, a premiada atriz Ruth de Souza. Com mais de 60 anos de carreira, a artista nos deixou após ter sido internada no hospital Copa D’Or, no Rio de janeiro vítima de pneumonia.

Após a confirmação da trágica notícia anunciada pela mídia, famosos usaram as redes sociais para prestar suas últimas homenagens a grande dama do teatro e da televisão, conhecida por ter sido a primeira protagonista negra das novelas brasileiras.

A atriz Zezé Motta foi uma das primeiras a se manifestar acerca, e enlutada, enfatizou sobre a importância de Ruth na arte brasileira, e ainda revelou que elas poderão ser vista juntas, num filme que ainda estar a vir em cartaz nos cinemas: “Aos 98 anos nossa amada partiu, deixando um legado, uma história incrível e portas abertas para muitos jovens artistas negros. Foram inúmeros trabalhos que fizemos juntos, já fui filha, amiga, entre tantos papéis em produções que juntas atuamos. Aprendi muito com Ruth, muito mesmo… Há 15 dias tive ainda o privilégio de gravar uma cena com Ruth, para um filme que ainda vai estrear, tenho quase certeza que foi esse o último filme dela, ou seja, Ruth partiu fazendo aquilo que mais amava! Descanse em paz minha amada. Imortal. Lendária. Icônica.”

Ator Rafael Zulu: “Obrigado por tanto Dona Ruth de Souza! Descanse em Paz.”

Ator e cantor Ícaro Silva: “Dona Ruth.”

Ator David Junior: “Quando ninguém fazia, ela foi lá e fez… Obrigado por abrir portas pra gente e hoje eternizarmos seu legado. Descanse que agora é com a gente. Seja eterna Ruth de Souza.”

Autora Gloria Perez: “Perdemos dona Ruth de Souza.”

Cantor Buchecha: “Nos deixou, uma grande atriz e uma mulher vencedora, guerreira, descanse em paz Ruth de Souza, meus sentimentos aos familiares.”

Ator e apresentador Lázaro Ramos: “Mãe Ruth, fui procurar uma foto nossa pra publicar neste dia tão triste e eis que sempre nos encontrei assim, sorrindo e oferecendo carinho um para o outro. Tô bem confuso com este momento, me faltam palavras pra te agradecer por tudo que me ofereceu, de ensinamento, de amor à cada encontro mas principalmente por ter me escolhido como um dos seus filhos. A família que você formou continuará. Nós seguiremos em honra a você. Te amo profundamente.”

Trajetória

Conhecida por ser a primeira atriz negra a se apresentar no conhecido Theatro Municipal, na cidade maravilhosa, ela iniciou sua trajetória ainda na década de 50, participando de radionovelas, e atuando na extinta TV Tupi. No final da década seguinte, em 1968, se tornou a primeira atriz negra a protagonizar uma novela na TV: ‘A Cabana do Pai Tomás’.

Ainda na emissora carioca, emendou mais de 20 novelas, dentre elas, obras de sucesso de autoras como Janete Clair e Ivani Ribeiro. Nesta década, pôde ter sido vista em produções como o seriado ‘Na Forma da Lei’, além de uma participação especial no seriado ‘Mister Brau’, e neste ano, na minissérie ‘Se Eu Fechar Os Olhos Agora’, de Ricardo Linhares, onde viveu Madalena, personagem que foi assassinada de forma misteriosa, sendo este seu último trabalho da longeva carreira artística.

Veja também:

Morre aos 98 anos, atriz Ruth de Souza, primeira protagonista negra das novelas



6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here