Silvio Santos/Instagram
Silvio Santos/Instagram

O jornalista Maurício Stycer, colunista do UOL, está lançando nesta quarta-feira (19), um livro sobre um dos – se não o mais importante – apresentadores do Brasil. Na biografia “Topa Tudo Por Dinheiro: As Muitas Faces Do Empresário Silvio Santos”, Stycer reuniu informações pouco conhecidas sobre o dono do SBT, relacionadas, principalmente, ao lado empresarial de Senor Abravanel, nome de batismo do comunicador.

Segundo o jornalista, o livro foi elaborado a partir de reportagens divulgadas em revistas e jornais e relatos de pessoas próximas ao “Dono do Baú”, já que Silvio Santos não costuma se dispor a dar entrevistas.

Na obra, em 256 páginas, o autor revela questões pouco conhecidas sobre a trajetória profissional de Silvio, relatando flertes com a política, questões relativas ao casamento e à idade, além de negócios realizados por baixo dos panos com relação a outras emissoras.

Casamento

Silvio Santos beija Iris Abravanel (Lourival Ribeiro/SBT)
Silvio Santos beija Iris Abravanel (Lourival Ribeiro/SBT)

Silvio Santos é casado com Iris Abravanel desde 1978, mas antes foi casado com Cidinha Abravanel, que faleceu em 1977. Segundo relatos, na época, o apresentador negava ser casado para “manter o interesse do público”. Anos mais tarde, ele afirmou durante a apresentação de um programa que negar que era casado foi algo imperdoável.

Política

Silvio Santos candidato a presidente em 1989/Reprodução: internet
Silvio Santos candidato a presidente em 1989/Reprodução: internet

O dono do SBT também flertou com a política e apoiava os militares, na época da ditadura, para conseguir o direito de ter um canal. Em 1989, ele se candidatou à presidência da República, mas acabou tendo a candidatura impugnada, não podendo concorrer ao pleito. Além disso, também manifestou o interesse em se candidatar a prefeito de São Paulo em 1988 e 1992, e a governador, em 1990.

Compra da Record

Silvio Santos esteve à frente da Record nos anos de 1970 e 1980 e comprou a emissora numa ação “por baixo dos panos”. Enquanto manteve um contrato com a Globo, o apresentador era proibido de ter um canal próprio e foi por isso que ele acabou usando um milionário paulista, que morava nos Estados Unidos, e uma segunda pessoa, como “laranjas” para comprar 50% + 10% das ações da emissora, que atualmente pertence ao bispo Edir Macedo.

Idade

Stycer também levantou que em todas as entrevistas que Silvio Santos concedeu até a década de 80, o apresentador mentia a idade. Segundo o jornalista, naquela época, Silvio Santos sempre se apresentava 5 anos mais jovem do que realmente era. O comunicador nasceu em 12 de dezembro de 1930.

Confira também:

Patrícia Abravanel revela que Silvio Santos ajudou na cirurgia de circuncisão do neto



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here