Dick Dale/Divulgação
Dick Dale/Divulgação

Morreu na noite de sábado (16) o guitarrista Dick Dale, autor do hit do “Pulp Fiction”. A morte do músico foi confirmada pelo baixista Sam Bolle, ao “The Guardian”. Dick Dale tinha 81 anos e era considerado o “king of surf guitar” (rei da surf music), nome do seu segundo disco, que foi lançado no ano de 1963.

Dick, se chamava na verdade Richard Anthony Monsour, nasceu em Boston, nos Estados Unidos e ficou conhecido por misturar as guitarras com a sonoridade do mar, inspiração que vinha do surfe que acontecia no sul da Califórnia.

Dick Dale fazia apresentações nas praias da Califórnia, onde passou a viver no final dos anos 50. Lá ele era assistido pelos surfistas locais, que passavam por aquelas praias e acabou criando um gênero musical que ficou conhecido como surf music.

Misirlou, um dos seus maiores sucessos

Entre muitos sucessos, Dick ganhou grande destaque quando “Misirlou” de 1962 foi escolhida por Quentin Tarantino, em 1994, para a abertura do filme “Pulp Fiction”, um clássico do cinema. A música que ganhou grande notoriedade, é uma adaptação de uma canção grega clássica.

Veja a apresentação da música “Misirlou”:

Morreu Maria Isabel de Lizandra, atriz de Vale Tudo e Mulheres de Areia

Durante entrevista Dick disse que não tocava surf music

Dick Dale influenciou diversos músicos através do seu som único e especial, entre eles temos grandes nomes da música como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Eddie Van Halen e inclusive o rei do rock Elvis Presley.

Em 1997, o músico visitou o Brasil para a realização de uma série de shows e durante sua estadia em nosso país concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo. Na ocasião, Dick Dale disse que não tocava surf music e sim “dick music”.

Até o momento o motivo da morte do músico e guitarrista não foi revelada.

Veja também:

Morre aos 88 anos a lenda da TV brasileira Márcia Real

Colaborou: Vanessa Braga



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here