Portal MSN

Hoje no Brasil: O país soma 42,7 mil mortes de Covid-19 e taxa de isolamento cai em São Paulo com flexibilização

Prefeito do Rio acredita que número de casos do novo coronavírus está diminuindo na capital carioca

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Mortes por coronavírus, São Paulo tem flexibilização de isolamento e prefeito do Rio, Marcelo Alencar – Montagem Área Vip

Mais de 42,7 mil pessoas (42.720) morreram por causa da Covid-19 no Brasil. A informação é do Ministério da Saúde e está disponível na internet. De acordo com a atualização após às 18h deste sábado (13), 892 novos óbitos foram registrados de ontem para hoje.

- Continua após o anúncio -

O balanço totaliza 850.514 casos de contaminação pelo novo coronavírus, 21.704 novos em 24 horas. Segundo o ministério, 379.245 pessoas recuperaram a saúde depois da infecção. Nas últimas 24 horas, o ministério registrou mais 25.982 casos da doença e 909 novas mortes.

Sertanejo Bruno revela que contraiu o coronavírus

A incidência da doença é de 404,7 casos por 100 mil habitantes, e a taxa de mortalidade é de 20,3 casos no mesmo universo. A letalidade da doença é de 5% das contaminações. A Região Nordeste registra um total de 300.568 casos de infecção pela covid-19, seguida pela Região Sudeste com 298,257 casos. No Norte do país, somam 175.875 casos. No Centro-Oeste, 38.658 casos. E no Sul, 37.156.

- Continua após o anúncio -

O Estado de São Paulo, o mais populoso e com maior número de contaminações, concentra 172.875 mil casos, 10.581 mortes.

Fonte: Agência Brasil

- Continua após o anúncio -
Avenida Paulista durante a pandemia de Covid-19 – Agência Brasil;Rovena Rosa

Isolamento social tem queda com flexibilização

A  abertura dos shoppings na cidade de São Paulo na sexta-feira (12) fez o isolamento social registra queda em comparação com a semana anterior. A taxa foi de  ficou em 47%, um ponto percentual abaixo do que foi observado entre segunda e quinta-feira dessa semana (48%) e um ponto percentual abaixo do que registrou na sexta-feira passada (05).

Desde o dia 1º de junho, a cidade de São Paulo está classificada na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, plano de retomada econômica, elaborada pelo governo paulista, e que prevê cinco estágios para a abertura total da economia com a pandemia do novo coronavírus. Mas a prefeitura de São Paulo só autorizou a abertura do comércio de rua na última quarta-feira (10), enquanto os shoppings centers foram abertos na quinta-feira (11). Esses setores só podem funcionar quatro horas por dia, com limitação de pessoas e obedecendo a uma série de protocolos de higiene e distanciamento entre as pessoas.

Hoje no Brasil: Enquanto crescem o número de mortes por Covid-19, cientistas pesquisam a eficácia da vacina de pólio contra a doença

As fases do Plano São Paulo vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). Apenas três regiões do estado estão classificadas na fase 1 ou vermelha, e permanecem em quarentena. As demais regiões do estado estão todas na fase 2, laranja, autorizadas a abrir comércio de rua, shoppings, concessionárias e imobiliárias, desde que obedeçam a critérios como limite de funcionamento e protocolos de higiene.

Apesar da reabertura em quase todas as suas regiões, o estado paulista manteve a sua taxa de isolamento observada na sexta-feira passada, em 46%. O governo considera satisfatória uma taxa de isolamento social superior a 55%. A taxa considerada ideal é acima de 70%. O governo estadual considera o isolamento social fundamental para diminuir a propagação do vírus e para evitar um colapso no sistema de saúde.

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella – Agência Brasil/Tânia Rêgo

Prefeito do Rio afirma que óbitos por Covid-19 estão em queda

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella disse neste sábado (13) que o número de óbitos está diminuindo na cidade. No último dia 11, o Rio registrou 197 falecimentos. No dia 11 de junho de 2019, foram registrados 201. Segundo ele, esses dados mostrariam que a curva de óbitos diminuiu e que o município está retomando a normalidade.

De acordo com Crivella, “na série histórica de sepultamentos na cidade, em 2019 e antes da pandemia, tivemos cerca de 180 óbitos por dia. Nos trágicos e tristes dias de maio deste ano, chegamos a ter dia com 380 falecimentos. Agora, esses números têm regredido”, afirmou.

Hoje no Brasil: Números de mortes por Covid-19 crescem, enquanto capitais do Rio e São Paulo relaxam isolamento e João Dória anuncia no quarentena no estado

O anúncio foi feito durante entrega ao Hospital Lourenço Jorge e ao Centro de Emergência Regional (CER Barra) de 17 eletrocardiógrafos, dois desfibriladores, três equipamentos de ultrassonografia com doppler, oito focos cirúrgicos de teto e 16 focos auxiliares de led. Os equipamentos fazem parte da renovação do parque tecnológico das unidades de saúde do município.

Segundo Crivella “estamos deixando o Rio com um parque tecnológico fantástico para a área de saúde. Além de todos esses equipamentos, foram 27 tomógrafos e 726 respiradores (505 já chegaram à cidade e estão em funcionamento). E ainda conseguimos ajudar o governo do estado e prefeituras de outros municípios do estado cedendo respiradores e outros aparelhos para combater essa pandemia. Isso é uma bênção”,  avaliou.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.