Justiça manda Zé Dirceu apagar post com Zé Gotinha

Político recebe ultimato após pedido de candidatos do Missão

Lívia Cout
Lívia Cout
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Zé Dirceu e Zé Gotinha
Zé Dirceu e Zé Gotinha. Fotos: Divulgação Agência Brasil/Montagem Área VIP

Nessa última quarta-feira (26/08), a Justiça Eleitoral de São Paulo determinou que Zé Dirceu (PT) retire das redes sociais uma publicação com Zé Gotinha. Na postagem em questão, o personagem brasileiro criado para as campanhas de vacinação contra o vírus da poliomielite, aparece com um boné em apoio à candidatura do político a deputado federal.

- Continua após o anúncio -

Post de Dirceu com Zé Gotinha vira alvo da Justiça Eleitoral

Publicado no dia 22 de agosto, o conteúdo trazia duas imagens. Na primeira, Dirceu aparece com um boné e a frase: “Adivinhe quem é pelo boné.“. Na sequência, o post direcionava o leitor para uma mensagem sobre vacinação: “Desculpe, mas dessa vez é o Zé Gotinha. Hoje é o Dia D da Multivacinação para Crianças e Adolescentes até 14 anos. Procure o posto mais perto da sua casa.“, dizia a publicação.

Na ilustração, o personagem aparecia com o símbolo do SUS e um boné com a frase “Tô com Zé Dirceu“. De acordo com a juíza Domitila Manssur, a publicação não representava apenas apoio ao SUS, mas uma “incorporação direta de personagem e logomarca associados à comunicação institucional do poder público.“.

++ Atriz de ‘As Branquelas’ passa por cirurgia após descobrir tumor

Em seguida, a magistrada também apontou que a prática é proibida pelo artigo 40 da Lei nº 9.504/1997, que impede o uso de símbolos associados ao poder público em peças de campanha.

- Continua após o anúncio -

Zé Dirceu ganha prazo para apagar publicação

De acordo com uma matéria do “Metrópoles”, o pedido partiu dos candidatos do Missão Kim Kataguiri e Rafael Minato. Além disso, o TRE deu prazo de 24 horas para Dirceu e a Meta removerem o conteúdo, sob multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

++ Após expor briga com Fábio Jr, Fiuk vira “ex-herdeiro” em publi

VICE DE TARCÍSIO É CONDENADO POR ASSOCIAR O PT AO NARCOTRÁFICO

A Justiça de São Paulo condenou o vice-governador de Tarcísio de Freitas (Republicanos) a pagar R$ 10 mil ao Partido dos Trabalhadores por danos morais. A decisão ocorreu logo após … LEIA MAIS!

Lívia Cout
Lívia Cout
Lívia Coutinho é formada em Psicologia, mas começou sua trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Ela produz conteúdos para os nichos de política, entretenimento e celebridades. Além do Área Vip, ela também já trabalhou no Portal R7, Jetss e Paipee Brasil.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas