Ministro Gilmar Mendes prega diplomacia para resolver tensão entre Brasil e EUA

O decano do STF, desbafou sobre a situação.

Flavia Manta
Flavia Manta
Estudante de Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, desde 2025. Apaixonada pelo mundo das notícias e fofocas, trazendo a comunicação como forma de redação.
Moraes Gilmar Mendes (Foto: captura da TV Justiça)
Gilmar Mendes (Foto: captura da TV Justiça)

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira, 05, a preservação do diálogo diplomático como caminho para solucionar o impasse entre Brasil e Estados Unidos.

- Continua após o anúncio -

A manifestação ocorreu um dia após a administração americana cancelar o visto de entrada da embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

+Dia dos Pais: Bolsonaro solicita permissão a Alexandre de Moraes para receber os filhos

“Acredito que este momento exige muita serenidade e cautela. Precisamos manter uma visão ampla, enxergando tanto o detalhe quanto o cenário geral. A história das relações entre Brasil e Estados Unidos é secular, e é fundamental que continue pautada pelos canais diplomáticos, caminho que estou convicto que será seguido”, declarou o magistrado.

A medida adotada por Washington dá sequência a divergências sobre a indicação do novo embaixador norte-americano em Brasília, além de suceder a recusa do governo brasileiro, em 24 de julho, na concessão de vistos a dois representantes do Departamento de Estado que planejavam viajar ao país no período pré-eleitoral.

- Continua após o anúncio -

O Executivo brasileiro rechaçou os argumentos apresentados pelas autoridades dos EUA e classificou a revogação do visto como parte de um movimento de escalada nas tensões bilaterais.

+Novo romance? Ivete Sangalo é vista acompanhada de empresário apontado como namorado

Tensão entre Brasil e EUA:

A relação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos atingiu o seu ponto mais crítico em décadas após o governo de Donald Trump revogar o visto da embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti. A medida inédita, ocorrida em 4 de agosto de 2026, culminou em uma escalada de atritos políticos e econômicos antes das eleições presidenciais brasileiras de outubro.

- Continua após o anúncio -

APÓS POLÊMICA COM REMO, NEYMAR APARECE E IRONIZA TORCIDA

Após ter tido a polêmica com o Remo, o jogador Neymar Jr apareceu em suas redes sociais ironizar a…LEIA MAIS!

Flavia Manta
Flavia Manta
Estudante de Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi, desde 2025. Apaixonada pelo mundo das notícias e fofocas, trazendo a comunicação como forma de redação.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas