MSN

- Publicidade -

Quem é Maria Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz?

A líder da oposição na Venezuela foi impedida de concorrer nas eleições presidenciais em 2024

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Maria Corina Machado ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2025 – JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Maria Corina Machado foi a vencedora do Prêmio Nobel de 2025. O prêmio foi anunciado pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo, na sexta-feira (10). Ela é líder da oposição na Venezuela.

- Continua após o anúncio -

Maria Corina Machado foi impedida de concorrer nas eleições presidenciais da Venezuela em 2024 pelo Judiciário do país, aliado do presidente e ditador Nicolás Maduro. O pleito, no final de julho, foi marcado por falta de transparência e a reeleição de Maduro amplamente contestada internacionalmente. A líder da oposição vive escondida na Venezuela desde então.

Presidente da Venezuela prepara decreto de exceção caso EUA ataquem, afirma vice

Segundo o comitê do Nobel, Corina Machado “sempre falou pelos direitos humanos, pelo povo venezuelano. Ela é o equilíbrio contra os tiros (do regime Maduro)”.

- Continua após o anúncio -

Nascida em 1967, na Venezuela, María Corina Machado é uma das principais vozes da oposição democrática ao regime de Maduro. Engenheira de formação, com estudos em finanças, ela iniciou a carreira no setor privado antes de se dedicar à política e à defesa dos direitos civis.

Em 1992, fundou a Fundação Atenea, voltada ao acolhimento e educação de crianças em situação de rua em Caracas. Dez anos depois, ajudou a criar a Súmate, organização dedicada à promoção de eleições livres e transparentes, conhecida por treinar observadores eleitorais e fiscalizar votações no país.

- Continua após o anúncio -

Trump ameaça Venezuela

Em 2010, foi eleita deputada da Assembleia Nacional com recorde de votos, mas expulsa do cargo em 2014 pelo governo chavista. Desde então, lidera o partido Vente Venezuela e foi uma das fundadoras da aliança Soy Venezuela, que reúne forças pró-democracia de diferentes correntes políticas.

Em 2023, Corina Machado anunciou sua candidatura à Presidência da República, mas teve a inscrição barrada pelo regime. Já nas eleições de 2024, apoiou o opositor Edmundo González Urrutia, cuja vitória foi negada pelo governo, apesar das evidências apresentadas pela oposição.

A autoridade eleitoral venezuelana proclamou Maduro eleito para um terceiro mandato de seis anos após as eleições de 28 de julho sem apresentar os detalhes da apuração, como determina a lei.

Ela enfrentou uma série de desafios enquanto percorreu o país para fazer campanha para González: caminhou por rodovias, andou de motocicleta, buscou abrigo na casa de apoiadores e viu seus colaboradores mais próximos serem presos e perseguidos.

Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, Corina Machado recebe o Prêmio Nobel da Paz de 2025 “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo venezuelano e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas