O Sétimo Guardião - Gabriel e Luz (TV Globo)
O Sétimo Guardião – Gabriel e Luz (TV Globo)

Saiba mais sobre a nova trama das nove da Globo, ‘O Sétimo Guardião‘, que estreia nesta segunda-feira, dia 12 de Novembro.

Em ‘O Sétimo Guardião’, a cidade deixará de ser apenas a vizinha de Greenville e de Tubiacanga e aparecerá como cenário principal das tramas que o público vai acompanhar. “Essas cidades sempre estiveram no meu imaginário. Fazem parte da memória que tenho da minha infância no interior de Pernambuco. Serro Azul sempre existiu dentro do meu universo geográfico”, conta o autor Aguinaldo Silva.

Apesar de seu clima pacato de Interior, onde avanços tecnológicos como internet e telefonia celular ainda não chegaram, Serro Azul tem algumas peculiaridades. A principal delas é uma fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras, localizada na parte mais externa de um gigantesco aquífero, uma enorme reserva daquilo que a cada dia se torna o bem mais precioso da Terra: a água. A fonte é protegida por sete guardiães que têm como missão garantir que essa riqueza não chegue às mãos erradas. São eles: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), o médico José Aranha (Paulo Rocha), o delegado Joubert Machado (Milhem Cortaz), a esotérica Milu (Zezé Polessa), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) e o solitário Egídio (Antonio Calloni), o guardião-mor.

A novela, que marca a volta de Aguinaldo Silva ao realismo mágico, vai mostrar que alguns lugares guardam grandes histórias e muitos mistérios escondidos. Resta saber até quando cada um é capaz de guardar um segredo. “Fico feliz em participar deste momento em que Aguinaldo resgata um universo no qual ele sempre transitou muito bem. Nossa história vai falar de segredos, da importância da água, mas principalmente de amor, através de Luz (Marina Ruy Barbosa) e Gabriel (Bruno Gagliasso). O grande conflito desse casal será a missão de proteger a fonte”, afirma o diretor artístico Rogério Gomes.

O gato León e a busca pelo novo guardião-mor

Sempre por perto dos guardiães está Léon, o gato de Egídio (Antonio Calloni). Alguns comentam que o animal tem poderes. Outros se arriscam a dizer que ele não é apenas um gato. E é justamente a partir de León – ou melhor, de seu desaparecimento – que a história de ‘O Sétimo Guardião’ começa a ser contada. Quando o guardião-mor percebe que o animal sumiu, logo trata de avisar aos companheiros da irmandade, pois Egídio sabe muito bem o que isso significa: é um sinal de que sua morte se aproxima, e Léon foi em busca daquele que ocupará seu posto.

León, de forma mágica, aparece em São Paulo, onde vive a famosa empresária do ramo de cosméticos Valentina Marsalla (Lília Cabral), e cruza com o filho dela, Gabriel (Bruno Gagliasso), em plena Avenida Paulista. Esse encontro enigmático acontece justamente no dia do casamento do rapaz com Laura (Yanna Lavigne). Para Valentina, essa união é muito importante, principalmente porque a jovem é filha do milionário Olavo de Aragão Duarte (Tony Ramos), e a união das famílias representa a salvação de sua situação financeira, que atualmente não é das melhores.

Mas, para desespero da empresária, pouco antes da cerimônia, Gabriel, de uma forma absolutamente inesperada, desiste de se casar e vai embora sem dizer para onde, nem o motivo. Essa atitude faz com que um filme triste se repita na memória de Valentina. O rapaz nunca soube, mas, na juventude, ela foi abandonada no altar por Egídio e fugiu de Serro Azul jurando nunca mais voltar.

Bruno Gagliasso fala sobre seu personagem em O Sétimo Guardião – Confira a entrevista!

Luz e Gabriel: amor amaldiçoado por uma missão

O Sétimo Guardião - Gabriel e Luz (Globo/João Cotta)
O Sétimo Guardião – Gabriel e Luz (Globo/João Cotta)

Depois de decidir, mesmo que de maneira inconsciente, mudar os rumos de sua vida, Gabriel dirige em direção a Serro Azul, sem nunca sequer ter ouvido falar do local. Seu único objetivo é descobrir o que o atrai para aquele lugar. Mas, como o destino muitas vezes faz questão de surpreender, quando o rapaz está chegando à cidade, sofre um acidente e é socorrido pela misteriosa Luz (Marina Ruy Barbosa).

A jovem, aliás, tem uma ligação muito forte com Léon e se entende com o animal através do olhar. E é conduzida pelo gato que Luz consegue salvar Gabriel. Recém-formada professora, a jovem foi criada pelo avô, Sóstenes (Marcos Caruso), como uma menina comum. Luz sabe, no entanto, que sempre esteve longe disso. Desde pequena, ela tem sonhos misteriosos e alguns deles são visões de algo que está prestes a acontecer.

Luz leva Gabriel para sua casa e decide, com o avô, ajudar o rapaz até que ele se recupere e descubra o que o levou até ali. Em pouco tempo, os dois percebem que algo forte os une: o amor. Disposto a viver esse sentimento, o jovem será capaz de enfrentar a fúria de sua mãe, Valentina. E o casal ainda terá um obstáculo maior para encarar: Gabriel terá que escolher entre o amor de Luz e sua missão de ser o novo guardião-mor da fonte.

A chegada de Valentina Marsalla a Serro Azul

Quando Valentina descobre que Gabriel foi parar em Serro Azul, é tomada por uma enorme fúria. Ela não entende como foi possível que seu filho tenha ido justamente para o lugar em que ela jurou nunca mais colocar os pés. Contrariada, a empresária pede a Clotilde (Adriana Lessa), a única pessoa de sua terra natal com quem ainda mantém contato, que prepare tudo para seu retorno que, é claro, tem que ser triunfal.

E, realmente, Serro Azul não será a mesma após a chegada de Valentina. A primeira coisa que ela faz é procurar Egídio (Antonio Calloni) e revelar que, quando ele a abandonou no altar, ela estava grávida. Egídio, que está predestinado a morrer, não tem tempo de se aproximar de Gabriel, mas Valentina usa essa história triste de seu passado para tentar sensibilizar o filho e convencê-lo a voltar para São Paulo e se casar com Laura (Yanna Lavigne).

Só que o amor de Gabriel e Luz já tomou conta dos jovens e parece inabalável, o que faz com que a permanência de Valentina em Serro Azul seja mais longa do que o planejado. Mas não vai demorar muito para que ela descubra que retornar à cidade pode ter sido, no final das contas, a maior sorte de sua vida. Ao perceber que sua irmã, a primeira-dama Marilda (Leticia Spiller), aparenta ser bem mais jovem do que realmente é, a empresária dá logo um jeito de descobrir qual o seu “segredo da juventude”. Marilda acaba revelando à irmã sobre a existência da fonte na cidade. A primeira-dama, que não sabe sobre a irmandade que protege a água, acredita ser a única pessoa que conhece o segredo. Crendo ter descoberto o mapa da mina, Valentina fará de tudo para se apossar do casarão de Egídio, sob o qual a fonte está escondida.

Aos poucos, ela se dá conta de que cada um dos guardiães tem um ponto fraco e passa a usar isso em benefício próprio. Sua primeira vítima é o delegado Machado (Milhem Cortaz), marido de Rita de Cássia (Flávia Alessandra). A segunda é o prefeito Eurico (Dan Stulbach), seu cunhado. Quando ela fica sabendo que o grande sonho dele é chegar a Brasília, promete levar a tecnologia para Serro Azul em troca da desapropriação do casarão de Egídio.

Ao sentir que a irmandade e o segredo da fonte estão ameaçados, os guardiães precisam correr contra o tempo para descobrir logo quem é o novo guardião-mor. Só que essa busca não será fácil: pessoas ambiciosas, como o enigmático Sampaio (Marcello Novaes), capanga de Valentina, percebem que existe alguma riqueza escondida na cidade e tentam se passar pelo novo escolhido. Enquanto isso, Gabriel segue planejando seu futuro com Luz, sem desconfiar de que em breve se verá diante desse grande conflito.

Personagem de Marina Ruy Barbosa em O Sétimo Guardião foi escrito especialmente para a atriz

Em defesa da moral e dos bons costumes

Enquanto os guardiães se preocupam em proteger a fonte, o restante da cidade está alheio a tudo que envolve esse segredo. Mas isso não faz com que a vida dos moradores “comuns” seja menos movimentada. Definitivamente. A beata Mirtes (Elizabeth Savalla), por exemplo, não perde a oportunidade de tumultuar qualquer ambiente em que esteja. Católica fervorosa, ela está sempre acompanhada de Jurandir (Paulo Miklos), Liliane (Simone Zucato) e Roseane (Talita Fusco). Mirtes é mãe do doutor Aranha (Paulo Rocha) e nunca aceitou o casamento do filho com Stella (Vanessa Giácomo). A nora perdeu um bebê que esperava e nunca mais conseguiu engravidar, o que faz com que Mirtes viva dizendo que ela não foi capaz nem de lhe dar um neto. Apesar de contar com o apoio do marido, Stella por vezes se sente insegura em meio às insinuações da sogra e tem que ser forte para não sucumbir ao vício pela bebida. Aranha, que tem adoração pela mãe e é completamente apaixonado pela esposa, vive na linha de fogo, tentando acabar com a guerra entre as duas.

Além da relação conflituosa com Stella, Mirtes não dá sossego para o ex-genro, João Inácio (Paulo Vilhena). Ela faz marcação cerrada para que ele respeite a memória de sua filha que morreu e, ao descobrir, que o rapaz está envolvido com Stefânia (Carol Duarte), uma das meninas do bordel de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), passa a infernizar a vida do casal. Ondina, aliás, é outro alvo de Mirtes. A beata considera a cafetina a encarnação do pecado e não poupa insultos quando cruza com ela pelas ruas de Serro Azul.

O paraíso de Ondina

O Sétimo Guardião - O paraíso de Ondina (Globo/João Cotta)
O Sétimo Guardião – O paraíso de Ondina (Globo/João Cotta)

Ninguém sabe ao certo se a pousada Paraíso da Ondina serve de fachada ao bordel que a guardiã mantém nos fundos do imóvel, ou se é o contrário. Mas quem já frequentou os dois sabe que eles se complementam. Os estabelecimentos são ligados por um túnel, assim os distintos clientes que frequentam o bar da pousada podem, a certa altura, seguir em direção ao bordel sem levantar suspeitas.

Todas as noites, o tango toma conta do local, abrigando corações desiludidos ou em busca de diversão, e até mesmo alguns apaixonados, como é o caso de João Inácio (Paulo Vilhena), que bate ponto diariamente no bordel para dançar com Stefânia (Carol Duarte).

Ondina vê em suas meninas e em Adamastor (Theodoro Cochrane), seu braço direito na administração dos negócios, a família que ela não construiu. Além de Stefânia, trabalham no bordel e na pousada Luciana (Josie Pessoa), Januária (Mila Carmo) e Katiucha (Lyv Ziese).

Nicolau e o seu BB na Chapa, o ponto de encontro da cidade

Na praça de Serro Azul está o quiosque BB na Chapa. Comandado pela família de Nicolau (Marcelo Serrado), o local é o point preferido dos jovens. É ali que o radialista Patrício (Lucci Ferreira) faz seu lanche antes de entrar no ar com as últimas notícias da cidade, e onde Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer) fica na expectativa de encontrar Júnior (José Loreto) e tentar chamar a atenção do filho do prefeito, mesmo sabendo que ele só tem olhos para Luz (Marina Ruy Barbosa).

Nicolau tem muito orgulho de seu negócio, que garante o sustento da família, e só não se considera completamente feliz porque, para ele, ainda falta uma coisa: ter um filho homem que se torne jogador de futebol. Ele e a mulher, Afrodite (Carolina Dieckmann), já são pais de Diana (Laryssa Ayres), Bebeto (Eduardo Speroni), Rivalda (Giulia Gayoso) e Cristiana (Vitoria Rangel). Para desgosto de Nicolau, Bebeto não leva jeito para ser jogador. Por isso, ele segue na tentativa de ter um outro filho que possa lhe dar essa alegria. Todos os meses, o dono do quiosque conta os dias para a chegada do período fértil da esposa. Afrodite ama o marido, mas está cansada de sua obsessão por mais um filho.

Figurino e caracterização: a moda atemporal de Serro Azul

O grande desafio de Natália Duran Stepanenko e sua equipe ao desenvolver o figurino de ‘O Sétimo Guardião’ tem sido criar uma atmosfera atemporal para os personagens, com toques de realismo fantástico, que é a proposta estética da novela. Para chegar neste formato, ela idealizou o que denomina de “neorrealismo fantástico”:  montou para cada núcleo um figurino com referências de uma década do século passado. “Serro Azul é uma cidade que parou no tempo. O desafio desse figurino é colocá-lo entre Tubiacanga e Greenville, num lugar que não chegou a televisão nem a internet. Para as pessoas acreditarem nessa história, a gente criou uma estética que fica entre o realismo mágico e o real”, conta, exemplificando em seguida. “O bordel, por exemplo, tem referência na década de 70. Já a família do doutor Aranha passeia pelas décadas de 40 e 50. E os jovens são contemporâneos”.

A pesquisa para a montagem do guarda-roupa dos personagens contou também com um trabalho de imersão pelas obras de realismo mágico de Aguinaldo Silva, como ‘Fera Ferida’ e ‘A Indomada’. “Conversei muito com a Beth Filipeck, que trabalhou com o autor, para entender algumas referências”, lembra. Cada personagem da trama tem um enxoval, com peças que vão desde as mais simples, passando por vestidos de festa e velório. A confecção foi dividida entre produção na costura dos Estúdios Globo e peças compradas em diversas regiões do Brasil.

A personagem de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), por exemplo, ganha uma nova leitura com roupas de brechó. Já a jovem Luz, papel de Marina Ruy Barbosa, passeia entre vestidos e até calça jeans, em uma versão mais contemporânea. “A roupa dela é leve, mas com personalidade, porque ela é uma heroína que tem força”, descreve. O par romântico da atriz na história, Gabriel (Bruno Gagliasso) tem um guarda-roupa absolutamente básico, puxando pelos tons azuis do Herói fazendo referência ao arquétipo. Tudo bem simples.

A mãe de Gabriel, Valentina (Lília Cabral), no entanto, é seu oposto. Nesta personagem, Natalia aproveita para colocar muito do que é tendência na moda. “É uma personagem que estará sempre um tom acima do ambiente. Aonde chega, vai causar impacto. Ela tem muita segurança na roupa dela. Usa muito couro, vestidos, tubos, looks com uma única tonalidade. Buscamos peças para ela no Brasil todo”, adianta.

Os guardiães são bem diferentes entre si, cada um ao seu estilo, desde um delegado meio cowboy, o personagem Machado (Milhem Cortaz), passando pelo prefeito que lembra os políticos do Interior, até uma esotérica, que tem referências estéticas em alquimias. “A unidade está na história da fonte, mas, juntos, eles compõem um grupo harmonioso”, explica.

O trabalho da equipe de caracterização, comandada por Valéria Toth, acompanha o conceito utilizado para o figurino. “Para a Luz, que é uma menina independente, pensamos em algo mais natural. Ela usa pouca maquiagem. E optamos por esse novo corte, com a franja, que passa um ar jovem e ao mesmo tempo casual”, explica.

Já a vilã Valentina, ao contrário da mocinha, estará sempre preocupada com a imagem e nunca sai de casa sem maquiagem. Da mesma forma, a primeira-dama Marilda (Leticia Spiller) é refém da aparência e terá uma maquiagem mais forte, com cores vivas. As cores ainda estão muitos presentes em todo o núcleo do bordel de Ondina. “Esse é um ambiente em que podemos ousar um pouco mais, trazendo referências de divas da música e do cinema”, conta.

Cenografia e produção de arte: materializando o universo mágico de Aguinaldo Silva

Todo o universo de Serro Azul está ambientado numa cidade cenográfica construída nos Estúdios Globo. Com 18 mil metros quadrados, o espaço tem 38 edificações. “Fizemos uma cidade completa, com a praça, a igreja, a prefeitura. Temos as residências de todos os personagens e os locais onde essas pessoas trabalham”, ressalta a cenógrafa Anne Bourgeois.

A fonte protegida pelos guardiães também foi construída nos Estúdios Globo. São seis metros de queda d’água dentro de uma gruta cenográfica de cerca de mil metros quadrados. “A fonte é a menina dos nossos olhos”, afirma Anne. Outro cenário destacado por ela é a igreja da cidade. “Tentamos colocar algo de fantasioso ali. Até a paleta de cores que utilizamos nas paredes e nas pinturas, com rosa, dourado e azul claro, carrega uma fantasia”, conta.

A cenógrafa, que começou a desenvolver o trabalho para a novela no início do ano, afirma que, apesar de Serro Azul não estar localizada geograficamente em nenhum estado brasileiro, tem uma arquitetura colonial marcada, que remete às construções do interior de Minas Gerais. “Acredito que o público vai se encantar com a cidade e os segredos que ela guarda”, aposta.

Já a produtora de arte Mirica Viana explica que “a preocupação era conseguir objetos que tivessem a cara dessa história que Aguinaldo está contando. Itens bonitos e charmosos. As panelas, por exemplo, foram todas compradas em pedra sabão”.

Uma curiosidade em relação a esse trabalho são os carros e celulares utilizados em cena. “Como a modernidade não chegou completamente a Serro Azul, conseguimos alguns veículos antigos, como um Galax e um Opala. Os celulares também são de modelos fora de moda. Na cidade, só a Marilda (Leticia Spiller) tem um telefone um pouco melhor. Nenhum outro morador, além dos que chegam de São Paulo, tem smartphone, por exemplo”, conta Mirica.

A produção de arte também foi responsável por trazer quatro gatos da raça Bombaim dos Estados Unidos, no início do ano, para que eles fossem adestrados e pudessem representar León na trama. “O resultado com os animais de verdade está sendo maravilhoso”, garante a produtora de arte.

Tecnologia: três versões para o gato León

Para o desenvolvimento do gato León, a equipe de Tecnologia da Globo iniciou no ano passado três frentes de pesquisa: utilizando gatos reais, desenvolvendo um animatronic e modelando um gato realista totalmente 3D. “A versão virtual do animal levou um semestre para ser concluída e contou com a contribuição de parceiros internacionais. Para o dia a dia, teremos seis animadores dedicados a este projeto, e o trabalho é tão minucioso, que cada profissional entrega 30 segundos de animação por mês”, conta Fernando Alonso, gerente de operações de Tecnologia da Globo.

Além disso, foram feitos testes de captação e composição com gatos reais nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. A maior parte das cenas que o público vai ver, cerca de 70%, está sendo feita com o gato de verdade. As outras cenas serão feitas em 3D ou com um animatronic, que é manipulado pela equipe de efeitos especiais. “Os testes de filmagem com o gato real foram muito bons, e estamos usando as três versões, uma complementa a outra”, afirma Alonso.

“Para as cenas em que o animal real aparece, foram feitas imagens em nosso galpão de efeitos visuais e, com isso, começamos a criar uma biblioteca de footage de imagens em movimento no chroma key”, explica Fernando Alonso. Em seguida, essas imagens passam por composição com as cenas gravadas com atores, reproduzindo iluminação e interferências do ambiente para uma integração mais precisa na cena.

Além de León, a equipe de efeitos visuais construiu toda Serro Azul em ambiente virtual, sobre a topografia da Serra da Canastra (MG). Também foram feitos stockshots em 3D.

A coruja que Milu (Zezé Polessa) tem em sua loja de produtos esotéricos é outro elemento em que a equipe de efeitos trabalha. “Existe a versão da coruja empalhada, feita pela produção de arte, mas, como em alguns momentos da história o animal ganhará movimentos, estamos nos preparando para que isso também seja feito na computação”, adianta Alonso.

De Aguinaldo Silva, com direção artística de Rogério Gomes, ‘O Sétimo Guardião’ estreia dia 12 de novembro. A direção-geral é de Allan Fiterman e a direção, de Luciana Oliveira, Fabio Strazzer, Davi Lacerda, Guto Arruda Botelho, Pedro Brenelli e Caio Campos.

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