
Apenas três dias após ser nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL) iniciou uma ampla reestruturação na pasta. O novo titular começou a promover uma verdadeira “limpa”, exonerando nomes ligados ao ex-ministro Márcio Macêdo, que ocupava o cargo até recentemente.
+ Lula anuncia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Primeira demissão: Ronald Sorriso deixa a Secretaria Nacional de Juventude
Nesta sexta-feira (24/10), Boulos demitiu Ronald Sorriso, que estava à frente da Secretaria Nacional de Juventude — considerada uma das mais estratégicas do ministério por sua atuação direta nas políticas públicas voltadas aos jovens brasileiros.
Segundo informações apuradas junto a fontes do Palácio do Planalto, a exoneração será formalizada na próxima segunda-feira (27/10), com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Reestruturação deve atingir outras áreas da pasta
A movimentação não deve parar por aí. De acordo com bastidores do governo, Guilherme Boulos planeja mudanças também nas demais secretarias que compõem a estrutura da pasta. A lista inclui a Secretaria de Participação Social, a Secretaria de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas e a Secretaria de Relações Político-Sociais.
Essas alterações indicam que o novo ministro pretende imprimir seu próprio perfil político e administrativo à frente da Secretaria-Geral, fortalecendo pautas alinhadas ao PSOL e à agenda de movimentos sociais, bandeiras históricas de sua trajetória.
Com a reformulação em andamento, aliados avaliam que Boulos busca consolidar um time de confiança e garantir maior sintonia entre a Secretaria-Geral e o Palácio do Planalto, especialmente em um momento de reorganização interna dentro do governo.






