Portal MSN

Hoje no Brasil: Óbitos por Covid-19 volta a bater recorde, Bruno Covas anuncia abertura de novos serviços e Bolsonaro pede que manifestantes fiquem em casa

E ainda: Morte de menino de 5 anos por negligência choca o país

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Covid-19, Bruno Covas e Jair Bolsonaro – Montagem Área Vip

O Brasil registrou nesta quinta-feira (04) mais  1.473 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com informações do Ministério da Saúde, já são 34.021 óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus. Os dados apontam, pelo terceiro dia consecutivo, o maior número contabilizado no período. O índice supera a alta desta quarta, quando foram registrados 1.349 óbitos.

- Continua após o anúncio -

No total, são 614.941 diagnósticos positivos no país. Com esses números, o Brasil ultrapassou a Itália em mortes e é o terceiro país com maior número de vítimas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com 107.474, e do Reino Unido, com 39.987, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins.

Cantora gospel Fabiana Anastácio morre aos 45 anos, vítima de coronavírus

Há ainda 254.963 pacientes recuperados e 325.957 casos em acompanhamento. Óbitos suspeitos somam 4.159 ocorrências. A divulgação dos dados tem ocorrido cada dia mais tarde. Na gestão de Luiz Henrique Mandetta, ainda no começo da pandemia, o balanço era apresentado diariamente em entrevista à imprensa às 17h. Quando Nelson Teich assumiu, no começo de maio, os dados passaram a ser divulgados depois das 19h. Na quarta  (03), data com o maior número de mortes confirmadas em 24 horas, 1.349 no total, a equipe do Ministério da Saúde informou que o dado sairia apenas às 22h por problemas técnicos. O mesmo ocorreu nesta quinta, sem nenhuma explicação oficial para o atraso.

- Continua após o anúncio -

Covid-19 se espalha por 75% dos municípios

Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde também informou que a  Covid-19 chegou a 75% dos municípios brasileiros, ante apenas 8,5% das cidades do país há dois meses.  Mais de 4.170 dos 5.570 municípios brasileiros registraram casos da doença até 2 de junho, ante 471 no início de abril, depois que a Covid-19 se espalhou a partir das regiões metropolitanas por onde ingressou no país para cidades menores.

- Continua após o anúncio -

Jonathan Costa revela estado de saúde grave após contrair coronavírus

O surto tem avançado rapidamente nas últimas semanas, fazendo o Brasil se tornar o segundo país do mundo com mais casos confirmados de Covid-19, com quase 600 mil notificações, atrás apenas dos Estados Unidos.

Apesar da aceleração da doença, diversos governos municipais e estaduais têm anunciado planos para afrouxar as medidas de distanciamento social diante da pressão econômica provocada pela paralisação das atividades, o que levou especialistas alertarem para o risco de um agravamento da situação.

Bruno Covas – Instagram

São Paulo começa  afrouxamento de quarentena

A partir desta sexta-feira (05),  concessionárias de veículos e escritórios de prestação de serviços poderão voltar a funcionar na cidade de São Paulo. O prefeito Bruno Covas anunciou  nesta quinta-feira (04) que vai assinar os protocolos para reabertura controlada dos dois setores. As autorizações serão publicadas no Diário Oficial.

Entre as exigências estão a abertura por no máximo quatro horas por dia, horários de entrada e saída que não coincidam com os horários de pico de trânsito e transporte público da cidade, medidas de higienização dos ambientes, uso de máscaras e álcool em gel, distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, uso de páginas na internet e e-mail para informar as condições a trabalhadores e clientes, entre outros. As empresas terão também de fazer testes em funcionários que apresentem os sintomas da covid-19.

Porém, cada empresa deverá regular o próprio período de trabalho. “Cada concessionária define quais quatro horas vai funcionar, mas não pode fazer isso dentro do horário de pico, ou seja, precisa ficar no período entre 10h e 17h. Não pode abrir às 7h da manhã, por exemplo, nem funcionar depois das 17h”, explicou Bruno Covas.

Hoje no Brasil: Bolsonaro veta verba de R$ 8,6 milhões para combate à Covid-19 e brasileiros serão voluntários em teste de vacina do novo coronavírus

De acordo com o prefeito, foram entregues até agora 74 protocolos. Destes, 42 são de setores que se enquadram na fase dois do plano de reabertura gradual, na qual a cidade está classificada, e 32 de setores que se enquadram nas fases 3, 4 e 5.

Covas ressaltou que a capital paulista tem 64% de ocupação de leitos de UTI e que já teve até o momento 4.480 óbitos por coronavírus. “É importante destacar que a pandemia continua na cidade de São Paulo. Estamos passando para a fase 2, mas isso não significa que devemos deixar de tomar todas as precauções”, avisou.

Bolsonaro em live semanal – Youtube

Bolsonaro pede manifestantes que fiquem em casa

Em live semanal realizada nesta quinta-feira (04), o presidente Jair Bolsonaro pediu npara as pessoas não participarem da manifestações de “marginais” contra o governo, marcadas para o próximo domingo. “Peço a todos que nos seguem, nos acompanhem, fique em casa, vá para outro lugar qualquer. Deixem mostrar só eles o que é democracia para eles. Não estou torcendo para ter quebra quebra não, mas a história diz que esses marginais de preto, que vão com soco inglês, com punhal, barra de ferro, coquetel molotov, geralmente apedrejam e queimam bancos, estações de trem.”

Hoje no Brasil: País volta a bater recorde de mortes pela Covid-19, São Paulo tem 4 mil policiais com a doença e Rio de Janeiro começa abertura do comércio

O presidente criticou os manifestantes autodenominados antifascistas durante sua live semanal desta quinta-feira (4), transmitida pelas redes sociais. “Na verdade, são terroristas. Lamentamos não conseguir tipificar como terrorismo suas ações no passado”, disse o presidente, fazendo referência à Lei Antiterrorismo (13.260), aprovada em 2016.

Confira a live:

 

Miguel e a mãe, Mirtes – Twitter

Brasil se comove com morte de menino de 5 anos por negligência

Uma tragédia ocupou os principais noticiários desta quinta-feira e chocou os brasileiros. O menino Miguel Otávio, de apenas 5 anos, morreu ao cair do nono andar de um prédio no Recife, em Pernambuco. A criança foi deixada no elevador pela patroa da mãe, Mirtes Renata Souza, que tinha ido passear com os cachorros da família onde trabalhava.

Em entrevista à TV Globo, Mirtes desabafou sobre sua perda e sobre a responsabilidade de sua patroa na tragédia. “Ela confiava os filhos dela a mim e à minha mãe. No momento em que confiei meu filho a ela, infelizmente ela não teve paciência para cuidar, para tirar (do elevador). Eu sei, eu não nego para ninguém: meu filho era uma criança um pouco teimosa, queria ser dono de si e tudo mais. Mas assim, é criança. Era criança”, afirmou.

Hoje no Brasil: OMS alerta sobre pico da Covid-19 no Brasil, Rodrigo Maia condena manifestações e Bolsonaro alerta apoiadores

As autoridades, que atuaram a patroa por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, não revelaram a identidade dela, o que deixou a mãe mais revoltada ainda. “Se fosse eu, meu rosto estaria estampado, como já vi vários casos na televisão. Meu nome estaria estampado e meu rosto estaria em todas as mídias. Mas o dela não pode estar na mídia, não pode ser divulgado. Se fosse eu, a essa hora, já estava lá no Bom Pastor (Colônia Penal Feminina), apanhando das presas por ter sido irresponsável com uma criança”.

Segundo a própria Mirtes, ela trabalhava para o prefeito de Tamandaré, interior de Pernambuco, e a patroa em questão é Sari Corte Real, primeira dama da cidade. As imagens do menino entrando sozinho no elevador foram gravadas pelo circuito interno do prédio.

Miguel Otávio passava o dia com a mãe  no apartamento dos empregadores, localizado no 5º andar do Condomínio Píer Maurício de Nassau. Em entrevista coletiva, transmitida pela internet, a polícia informou que tudo indica que Miguel sofreu o acidente quando procurava pela mãe, que tinha saído para passear com o cachorro dos patrões. A perícia apontou que ele caiu de uma altura de 35 metros.

Na coletiva, o policial afirmou que a moradora teve participação no caso. De acordo com o delegado, a dona do apartamento, patroa da mãe de Miguel, “era a responsável legal pela guarda momentânea” do menino. Ainda segundo o delegado, é um caso típico previsto no Artigo 13 do Código penal, que trata de ação culposa, por causa do não cumprimento da obrigação de cuidado, vigilância ou proteção.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.