Portal MSN

Hoje no Brasil: Oposição pede impeachment de Bolsonaro, Crivella quer acabar com quarentena e Feriado antecipado em São Paulo aumenta índice de isolamento

Veja ainda: o Brasil superou mais uma vez o número de mortes registradas em um dia pela Covid-19

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Jair Bolsonaro, Marcelo Crivella e feriado em São Paulo – Montagem Área Vip

Quinta-feira, dia 21 de Maio de 2020. Fique por dentro das notícias mais importantes do dia. Política, saúde, economia e o que acontece de relevante no Brasil. Vem com a gente em mais um boletim Área News.

- Continua após o anúncio -

O Brasil superou mais uma vez o número de mortes registradas em um dia pela Covid-19 e atingiu 1.188. Agora,  o país chegou ao total de 20.047 óbitos. O resultado representou um aumento de 6,2% em relação a ontem(20), quando foram contabilizados 18.859 mil falecimentos por covid-19, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde.

Após William Bonner e Maju passarem a ganhar mais, repórteres pedem aumento

O país passou da casa dos 300 mil casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado hoje (21). Foram registrados 18.508 novas pessoas infectadas por covid-19, totalizando 310.087. O resultado marcou um acréscimo de 6,3% em relação a ontem, quando o número de pessoas infectadas estava em 291.579.

- Continua após o anúncio -

Do total de casos confirmados, 164.080 (53%) estão em acompanhamento e 125.960 (40,6%) foram recuperados. Há ainda 3.534 óbitos em investigação. São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (5.558). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (3.412), Ceará (2.161), Pernambuco (1.925) e Pará (1.852).

Coronavírus: Estado de saúde de Nick Cordero piora e esposa pede orações

- Continua após o anúncio -

Além disso, foram registradas mortes no Amazonas (1.620), Maranhão (663), Bahia (376), Espírito Santo (363), Alagoas (262), Paraíba (245), Minas Gerais (191), Rio Grande do Norte (178), Rio Grande do Sul (166), Amapá (151), Paraná (141), Rondônia (101), Santa Catarina (98), Piauí (91), Goiás (85), Acre (78), Distrito Federal (84), Sergipe (76), Roraima (72), Tocantins (47), Mato Grosso (34) e Mato Grosso do Sul (17).

Já em número de casos confirmados, o ranking tem São Paulo (73.739), Rio de Janeiro (32.089), Ceará (31.413), Amazonas (25.367) e Pernambuco (23.911). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Pará (19.756), Maranhão (16.058), Bahia (11.941), Espírito Santo (8.878) e Paraíba (6.238).

Zeca Pagodinho lamenta morte: “Dia de tristeza”

Fonte: Agência Brasil

Viaduto do Chá em São Paulo – Agência Brasil/Rovena Rosa

Feriado antecipado em São Paulo

Com a antecipação dos feriados da Consciência Negra e de Corpus Christi para quarta-feira (20) e quinta-feira (21), o índice de isolamento na capital paulista melhorou. A taxa de isolamento sempre se refere ao dia anterior e é monitorada por meio de celulares.

Em todo o estado, a taxa ficou em 48% na terça-feira (19) e em 49% na quarta. Apesar disso, o percentual mantém-se abaixo das expectativas do governo. A taxa mínima para diminuir a propagação do novo coronavírus e evitar um colapso no sistema de saúde é 55%. A ideal seria acima de 70%.

Hoje no Brasil: Covid-19 continua fazendo vítimas, uso da Cloroquina é orientada pelo governo e Enem terá nova data

Alguns municípios, porém, conseguiram percentuais mais elevados: São Sebastião tem a melhor taxa do estado, 62% de isolamento, e Ubatuba vem em seguida, com 57%. Para tentar aumentar as taxas de isolamento, sem precisar decretar uma medida extrema como o lockdown [ação mais rígida e obrigatória de isolamento], a prefeitura de São Paulo decidiu antecipar feriados.

O governador de São Paulo, João Doria, também tem tentado adotar essa medida: ele solicitou a antecipação do feriado estadual de 9 de julho, da Revolução Constitucionalista, para a próxima segunda-feira (25). A proposta do governador deve ser votada ainda hoje (21) pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

A decretação de um feriado prolongado na cidade de São Paulo causou preocupação entre os prefeitos de municípios do litoral paulista, que temiam grande movimentação de turistas paulistanos em direção ao mar.  Segundo o governo paulista, isso não ocorreu.

Mario Frias esclarece sobre cargo no governo e defende Bolsonaro

Ontem, primeiro dia do feriado prolongado, o movimento nas estradas foi 35% menor do que no mesmo dia da semana passada. “Houve queda de 35% no Sistema Anchieta-Imigrantes [que liga São Paulo ao litoral sul] no volume de veículos no primeiro dia da antecipação do feriado. Na quarta-feira da semana passada, 49,2 mil veículos passaram pelo sistema. E ontem esse volume ficou em 31,9 mil, mostrando redução do fluxo. Também houve redução no Sistema Anhanguera-Bandeirantes [que liga a capital ao interior] de menos 4,2%; na Castello Branco-Raposo Tavares [que liga a capital ao interior], de menos 6,1%; e no Rodoanel, que leva para todas as rodovias, redução de 6,3%”, informou o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Fonte Agência Brasil

Jair Bolsonaro e Marcelo Crivella – Agência Brasil/Tomaz Silva

Prefeito do Rio acena com fim da quarentena na cidade

O prefeito Marcello Crivella se reuniu nesta quinta-feira (21) com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Durante o encontro, Crivella afirmou que submeterá ao “conselho científico” do município nesta sexta um plano elaborado com empresários para retomar principalmente o setor do comércio e parte do setor de serviços do Rio de Janeiro, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Marcelo de Carvalho defende fim do isolamento social

O prefeito falou com a imprensa na saída da reunião, que foi realizada a convite do presidente. “Agora estamos no estudo da retomada. Se Deus quiser, nos próximos dias vamos começar a reabrir as coisas”,  declarou o prefeito do Rio. Ainda segundo o prefeito, a reabertura será escalonada “como todo lugar do mundo”. Ele apontou que houve uma queda de 80% das aglomerações e do número de passageiros em ônibus na cidade, o que daria “sinais no horizonte que devemos voltar as atividades”.

Fonte: Agência Brasil

Oposição pede impeachment  de Bolsonaro

Em meio à crise devido a pandemia do novo coronavírus, partidos da oposição e mais de 400 entidades e movimentos sociais protocolaram, na manhã desta quinta-feira (21).  um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados.

Além de PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP, documento é assinado por entidades como a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e movimentos sociais como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Daniela Mercury critica morte de adolescente durante operação policial

O documento também é assinado por mais de 30 renomados juristas, Celso Antônio Bandeira de Melo, Lênio Streck, Marcelo Cattoni, Beatriz Varga, Vera Lúcia Santana, Silvo Almeida, Leonardo Isaac Yarochewsky.

No documento, o grupo acusa o presidente Bolsonaro de cometer crimes de responsabilidade, atentar contra a saúde pública e arriscar a vida da população pelo comportamento à frente da pandemia do coronavírus, dentre outros crimes.

Agora, a Câmara dos Deputados acumula 32 pedidos de impeachment, além de ao menos sete CPIs para investigar o presidente Jair Bolsonaro.

Novos casos de Covid-19, nomes cotados para o Ministério da Saúde e Dória volta a falar em Lockdown

- Continua após o anúncio -
BBB 24 na Área!

Enquete BBB24: Qual o participante favorito para vencer o reality? Vote

Quem deve ganhar o BBB24? Vote na Enquete e veja a parcial da votação aqui no Área VIP

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.