
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta segunda-feira (3) que o Brasil alcançou, em 2024/2025, o menor índice de desmatamento em Unidades de Conservação Federais da Amazônia desde 2008. O anúncio foi feito em sua conta na plataforma X, onde destacou o esforço do ICMBio e o compromisso do governo de zerar o desmatamento até 2030.
+ Lula coloca segurança pública no centro da agenda do governo e web reage
Atingimos, neste ano, o menor índice de desmatamento em Unidades de Conservação Federais da Amazônia desde 2008. Esse resultado é fruto do trabalho sério do ICMBio e do compromisso do Governo do Brasil em zerar o desmatamento até 2030. E também do papel fundamental dos povos… pic.twitter.com/EYIj2kyHny
— Lula (@LulaOficial) November 3, 2025
O chefe do Executivo também ressaltou a importância dos povos originários e comunidades tradicionais, que protegem a floresta em seus territórios há séculos. “Esse resultado é fruto do trabalho sério do ICMBio e do compromisso do Governo do Brasil em zerar o desmatamento até 2030. E também do papel fundamental dos povos originários e comunidades tradicionais, que há séculos protegem e cuidam da floresta em seus territórios”, afirmou Lula.
Dados oficiais do Inpe
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre agosto de 2024 e julho de 2025 foram registrados 134 km² de desmatamento em unidades federais da Amazônia e 31 km² no cerrado. Comparado a 2022, isso representa uma redução de 74% na Amazônia, o menor índice da série histórica, e 62% no cerrado, o segundo menor desde 2007.
Amazônia em destaque na COP30
O presidente também revelou que o Brasil apresentará uma Amazônia viva, diversa e soberana na COP30, que acontece de 10 a 21 de novembro em Belém. “Lá, mostraremos que é possível cuidar da floresta garantindo dignidade e oportunidade para quem vive e cuida dela”, destacou.
+ Lula elogia operação da PF após críticas de Cláudio Castro sobre falta de apoio federal
O evento reunirá líderes mundiais e delegações internacionais para discutir políticas ambientais, mudanças climáticas e estratégias de preservação da biodiversidade, colocando o país em evidência no cenário global.
Lula coloca segurança pública no centro da agenda do governo e web reage
A megaoperação policial no Rio de Janeiro, que terminou com 121 mortes, recolocou o tema da segurança pública como prioridade na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Diante da repercussão do caso, o governo… LEIA MAIS!






