Portal MSN

National Geographic exibe primeiro documentário 100% brasileiro

No dia 28 de novembro, a partir das 22h00, os telespectadores têm um encontro com as tartarugas marinhas brasileiras por […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

No dia 28 de novembro, a partir das 22h00, os telespectadores têm um encontro com as tartarugas marinhas brasileiras por meio do Projeto Tamar, primeiro documentário feito inteiramente pelo National Geographic Brasil. O programa mostrará o trabalho executado pelo IBAMA em parceria com a Fundação Pró-Tamar que monitora mil quilômetros de praia, com 20 bases que cobrem oito estados brasileiros. Cerca de 90% das pessoas envolvidas nesta ação são membros das comunidades locais. O sucesso desta iniciativa e a importância do papel social que exerce deram ao Projeto Tamar prestígio, credibilidade e reconhecimento nacional e internacional.

- Continua após o anúncio -

O documentário mostrará o comportamento das tartarugas marinhas, a relação delas com a natureza e com o homem, seus sofrimentos e seus hábitos por meio dos olhos de personagens que convivem com elas como, por exemplo, Guy Marcovaldi, um oceanógrafo gaúcho de 50 anos que fundou o Tamar. O documentário também apresentará Alice Grossman, uma oceanógrafa gaúcha de 27 anos que trabalha no projeto cuidando das espécies que freqüentam Fernando de Noronha, e José Oliveira da Cruz, um pescador que alimenta sua família com a pesca, vive à mercê das condições do tempo e da fartura do pescado. Até 1980, ele matava tartarugas marinhas. Hoje, é colaborador do Tamar e aprendeu como viver e sobreviver em harmonia com as espécies que acidentalmente caem em sua rede.

Estes e outros personagens apresentarão as técnicas antigas e modernas aplicadas para estudar as tartarugas marinhas, como pesquisas genéticas a partir de estudos de DNA, rastreamento e monitoramento via satélite, telemetria e outros esforços. Projeto Tamar mostrará profundamente a importância de preservação da tartaruga marinha. Para captar todos os aspectos do trabalho desenvolvido pelo projeto, a equipe de gravação instalou-se durante um mês nas bases do Tamar na Praia do Forte, Fernando De Noronha e Salvador. Este documentário é uma produção da Canal Azul para o National Geographic. Todos os países em que o canal é transmitido poderão conhecer, em 28 de novembro, este exemplo brasileiro de preservação.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!