fbpx

Príncipe Charles sai do isolamento social uma sema depois de ser diagnosticado com Covid-19

Príncipe Charles, de 71 anos de idade, saiu do isolamento social apenas 7 dias após ser diagnosticado com Covid-19, o novo Coronavírus. De acordo com as informações da nota de Clarence House, ele foi liberado do isolamento social completo, pois está bem.

Neymar Jr declara apoio para Felipe Prior no ‘BBB 20’

O craque do Paris Saint-Germain, Neymar Jr, declarou a sua torcida para o arquiteto paulista no 'BBB 20'. Veja todos os detalhes!

Ao contrário da mãe, Gabriela Duarte entra na campanha ‘fica em casa’

A atriz fez um post em sua rede social incentivando o isolamento

Joaquim Lopes faz desabafo emocionante e revela saudade dos pais

O ator fez um desabafo, no Instagram, falando sobre saudade em tempos de coronavírus.

Liam Payne faz doação a banco de alimentos na Inglaterra

Liam Payne também resolveu ajudar durante o difícil momento que o mundo vive com o surto da pandemia do Covid-19, o novo Coronavírus. Desse modo, o ex-integrante da boy band One Direction, recentemente fez uma doação generosa de 360 mil refeições a bancos de alimentos na Inglaterra.

Morre a mãe de Arlindo Cruz

A mãe de Arlindo Cruz, Aracy Marques da Cruz, faleceu; as informações foram confirmadas pelo filho do músico em suas redes sociais.

Nutricionista comenta as dietas mais procuradas e eficazes para o emagrecimento

-

Saúde e Beleza - Dietas mais procuradas e eficazes - Foto: Reprodução/Google
Saúde e Beleza – Dietas mais procuradas e eficazes – Foto: Reprodução/Google

São muitas as dietas que se tornam populares e se propagam entre as pessoas. Mas, fazer qualquer regime indiscriminadamente, sem nenhum tipo de regra e orientação profissional de um especialista é um risco. Neste artigo vamos contar com a colaboração da nutricionista Robena Molinari, especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral, Atual Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional e Coautora do livro “Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica”. Ela fala sobre as Dietas mais procuradas pelas pessoas que buscam promessas de emagrecimentos rápidos e traz o ponto de vista nutricional sobre cada uma delas.

Confira as diferentes dietas:

Dieta sem Glúten 

É a dieta isenta de alimentos ou farinhas que contem glúten, ou seja, Trigo, aveia, cevada e malte presentes em Pães, biscoitos, massas, barra de cereais , etc.

Para as pessoas com hipersensibilidades ou com intolerância ao glúten podem estar perdendo peso com essa dieta, pela diminuição do processo inflamatório que traz a diminuição de inchaço e retenção de líquidos. Basta substituir em sua alimentação, produtos com glúten por  farinhas sem glúten com quinua, amaranto, farelo de arroz, flocos de milho, tapioca, batata, aipim, etc.  Hoje já existem no mercado uma gama de alimentos com estas farinhas substituindo as que contem  o glúten, como pães sem glúten,  bolos, biscoitos de quinua, amaranto, biscoito de milho, de polvilho, cookies sem glúten ou os próprios cereais sem glúten como frutola, quinua, amaranto, linhaça, chia, granola sem glúten, etc .

Mas deve ter atenção nas quantidades e na escolha dos alimentos sem glúten, pois podem ser bastante calóricos. A maioria possuem muito açúcar ou mais gordura que os normais. Lembrar também que são carboidratos e que em excesso aumenta o peso e desequilibra o metabolismo. Devem sempre pedir orientação ao seu nutricionista para  fazer esta troca de acordo com as suas  necessidades calóricas e orgânicas.

 

Dieta Detox  

A famosa e tão falada Dieta Detox é aquela que favorece a eliminação de substâncias xenobióticas do organismo, ou seja,  substancias estranhas no nosso organismo como toxinas, fármacos,  drogas, alimentos alérgicos, metais pesados, substâncias inflamatórias, etc. Ela emagrece pois aumenta a detoxificação pelo fígado, rim e intestino, promovendo diminuição de inflamação e inchaço. Também ajuda no  equilíbrio das funções destes órgãos através da inclusão de  alimentos naturais e mais alcalinos e que vão nutrir (fornecendo vitaminas, minerais e antioxidantes) importantes para o processo de detoxificação, além de alimentos com  potencial detox  como  chás naturais, frutas,  principalmente as vermelhas, sucos verdes, brócolis, couve, chicória, couve flor, couve de Bruxelas, rabanete, grãos e sementes .

Esta dieta não deve ser feita continuamente ou por muito tempo, já que existem algumas restrições de grupos de alimentos importantes ao organismo humano.

Crianças, gestantes e lactantes não devem fazer a dieta  detox e esta dieta também é contra indicada para pacientes com doenças graves como câncer, hepatite, infecções ou que estejam fazendo quimioterapia ou uso de droga continua para Tuberculose ou aids. Devem esperar a estabilização da doença e a liberação médica. Esta dieta não deve ser feita por conta própria, mas sempre com a  orientação de um profissional.

 

5 Factor   

Trata-se de um programa  criado pelo personal trainer Harley Pasternak,  que abordam 5 passos de princípios básicos para perda de peso em pouco tempo, baseados na combinação de uma alimentação saudável com exercícios regulares.  Os 5 princípios básicos são:

– 5 refeições por dia

– 5 minutos para preparar e comer cada refeição

– 5 exercícios físicos por dia

– 5 minutos dedicados para cada exercício

– 5 semanas para um corpo perfeito

Porque emagrece:

O programa engloba ritmo, simplicidade e disciplina e ainda promove uma alimentação saudável e exercícios regulares com orientação de um profissional. Esta mistura vai promover perda de peso com certeza. Além de que,  a freqüência de alimentação fracionada e com pouco volume, pois a pessoa só tem 5 minutos para preparar e comer  tudo, não a deixará comer exageradamente.

O que pode ser adotado na alimentação (e funciona):

Alimentação saudável, com alimentos naturais e de baixas calorias.

Alerta: 

Atenção com a escolha de alimentos como calorias vazias industrializadas, pois como a alimentação tem que ser feita rapidamente, a escolha por alimentos já prontos encontrados em supermercados e  com poucos nutrientes, podem não suprir as necessidades do organismo e com isso  causar deficiências nutricionais . A dieta deve ser feita sempre acompanhada por um profissional.

 

Dieta Fracionada 

É uma dieta com alimentação mais freqüente e fracionadas em 5 a 6 refeições ao longo do dia.  Emagrece porque estimula o metabolismo,  aumentando o gasto energético, não deixando o  corpo acumular gorduras, além de diminuir a ingestão de outros alimentos, pois o corpo fica mais saciado e não cai em tentações.

Outra vantagem desta dieta é que a alimentação fracionada em 5 ou 6 refeições diárias, elimina o risco do jejum que naturalmente causa um estresse espontâneo por fazer a pessoa ficar longos períodos sem ingerir nada. Isso só faz o organismo liberar  hormônios do estresse e substancias que estimulam a fome.

Esta dieta ainda ajuda a manter a bom humor e diminui a fome e a compulsão por alguns tipos de alimentos como o carboidrato, promovendo assim maior saciedade e perda de peso.

O que pode ser adotado na alimentação (e funciona):

Alimentação saudável a base de produtos naturais e de baixa calorias ministrados de 3 a 4 horas entre as grandes refeições com pequenos lanches saudáveis, tais como frutas , castanhas, cereais  ou sucos e iogurtes.

Alerta: 

Atenção!!! Comer com mais frequência não quer dizer que você tem que comer mais !! Procure fazer pequenas refeições entre as grandes refeições e cuidado na escolha dos alimentos e na quantidade que irá ingerir. Fuja de alimentos calóricos e de alto índice glicêmico. Não vale também fracionar a alimentação em 1 em 1 h !! Não esqueça que  para conseguir bons resultados, é preciso aliar a dieta a exercícios físicos regulares.

 

Dieta do Vinagre de Maçã

O que é:

Na verdade não é uma dieta. Foi uma conduta tirada de um trabalho realizado por pesquisadores onde  se descobriu que o vinagre de maçã ajudava na perda de peso se fosse ingerido  2 colheres das de sopa antes do almoço e do jantar.

Porque emagrece:

Os estudos sugerem que o vinagre,  além de ter pouquíssimas calorias, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e diminui o apetite. Ele é capaz de baixar em 25 % a glicose .  Ainda o ácido acético, seu principal componente, ajuda na termogênese, a energia consumida na digestão para o transporte e utilização dos nutrientes, acelerando o metabolismo.

Isso porque o vinagre é feito a partir de frutas ou cereais. O processo de fermentação transforma o açúcar contido nesses alimentos, em álcool e depois, em ácido acético – a substância com poder emagrecedor. Como se fosse pouco, o ácido acético ainda inibe a atividade dos carboidratos e suas enzimas digestivas. O açúcar e outros carboidratos passam pelo trato digestivo da mesma forma que as fibras, ou seja, sem serem assimilados.

O que pode ser adotado na alimentação (e funciona):  Claro que a pessoa tem que adotar sempre uma alimentação mais saudável e bem fracionada e acrescentar 2 colheres de sopa antes do almoço e do jantar.

Alerta:

Cuidado!!! Isso não quer dizer que quanto mais vinagre você ingere, mais peso você  perde. Os estudos sugerem como seguro ingerir entre duas e quatro colheres de sopa por dia. Mais do que isso, pode irritar o aparelho gastrointestinal. Se você tem o estômago sensível, procure ser ainda mais cuidadoso: Use o vinagre como coadjuvante na dieta apenas se o seu médico permitir.

 

Dieta de Dukan

O que é:

O programa de emagrecimento de Dukan é uma releitura da famosa Dieta de Atkins, criada nos anos 1960. Para quem não sabe, trata-se da famosa Dieta da Proteínas.

A versão americana foi recriminada por médicos e nutricionistas por permitir o consumo indiscriminado de bacon e carnes gordas, um verdadeiro atentado ao coração. A proposta de Dukan é mais saudável, pois sugere o consumo de proteínas vindas das carnes magras (sem gordura embutida), frango e peixes. É indicado apenas as gorduras boas, consideradas amigas do peito. Ela é dividida em etapas e somente no fim da dieta, na fase da estabilização do peso, é que se tem o uso de óleo liberado em doses mínimas. Apenas o suficiente para você grelhar ou refogar um alimento.

A introdução dos carboidratos é de forma gradativa também. A dieta garante perda de peso e manutenção para vida toda !!!

Porque emagrece:

Esta dieta metabolicamente diminui os índices de insulina e faz o organismo utilizar a proteína como fonte de energia com estimulação de hormônios catabolicos, tendo como consequência a perda de peso e de líquidos.

O que pode ser adotado na alimentação (e funciona): Na primeira etapa que dura 5 dias, a pessoa só pode ingerir proteínas saudáveis como carne magras, frangos e peixes a vontade e quantidades moderadas de ovos, queijos magros e iogurtes com  o% de gordura e leite desnatado.  Depois, vamos introduzindo as verduras e legumes (exceto batata).A terceira fase libera o consumo de frutas e porções controladas de pães e massas integrais. Os carboidratos refinados (pães, massas e biscoitos feitos com farinha branca, pobre em fibras) ficam de fora. Na 4a e última etapa, a pessoa já pode comer de tudo, mas tem uns truques para não engordar novamente, um segredo.

Alerta:

Os cuidados com esta dieta são inúmeros. O primeiro é que a pessoa  pode retornar ao peso anterior rapidamente, pois  a perda de peso é rápida, mas perde-se líquidos e massa muscular. Isso não garante a perda de gordura apenas, principalmente para praticantes de atividades físicas. Então não fique feliz por estar com menos peso na balança. A perda de peso pode ser mascarada como perda de massa  muscular e líquidos, ou seja, desidrata a pessoa e o percentual de gordura aumenta. Por isso deve-se beber bastante líquido. Para atletas e praticantes de atividade física intensa, esta dieta é contra indicada  pelo aumento da perda de massa muscular , risco de lesão e diminuição de força e performance.

Esta dieta não deve ser feita por períodos muitos longos. Na fase de  introdução dos carboidratos, estes devem ser introduzidos bem lentamente e com muito cuidado, pois o corpo estará sedento por carboidratos e o risco de entrar em compulsão alimentar e ganho de peso rapidamente é grande.

Atenção também às deficiências nutricionais,  pois esta dieta é pobre em vitaminas, minerais e fibras. É indicado neste período, fazer suplementação das mesmas . A dieta também pode deixar o intestino mais preguiço  ou até mais preso. Por ser uma dieta pobre em fibras, ela acaba ressecando intestino e desequilibrando a flora intestinal, o que também pode aumentar o  crescimento de bactérias patogênicas e fungos e causar  irritabilidade e mau humor.

 

Dra. Robena Molinari
Nutricionista Funcional com ampla experiência em atendimento nutricional clinico e esportivo e na PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS em adultos, crianças, gestantes, cirurgia bariátrica, desportistas e atletas. É Coautora do livro “Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica” e Atual Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional.

Redaçãohttps://www.areavip.com.br
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here




site statistics