Espelho da Vida - Margot - Cris e Alain (Globo / João Miguel Junior)
Espelho da Vida – Margot – Cris e Alain (Globo / João Miguel Junior)

Saiba mais sobre a nova trama das 18h da Globo, ‘Espelho da Vida‘, que estreia na próxima terça-feira, dia 25.

Sabe quando você sente que já viveu algo e parece estar passando pela mesmíssima situação novamente? O famoso déjà vu? É isso que a atriz Cris Valência (Vitória Strada) sente ao pisar pela primeira vez em Rosa Branca, cidade fictícia em Minas Gerais onde nasceu seu namorado, Alain Dutra (João Vicente de Castro). É na localidade mineira que Alain, diretor de TV e cinema, vai filmar seu primeiro longa-metragem. Cris será Julia Castelo, a protagonista do filme. Na pesquisa para interpretar a personagem, viverá uma experiência de viagem no tempo e vai se deparar com uma de suas vidas passadas, no início da década de 1930.

Para Pedro Vasconcelos, em sua estreia como diretor artístico, o mais determinante da novela é o texto e a marca da autora Elizabeth Jhin. “É especial ter a oportunidade de fazer uma novela que se desenvolve em três universos distintos: a época (1932), a atualidade (2018) e o filme”, afirma o diretor. “O tema de vidas passadas me fascina, acredito que colhemos o que plantamos, nesta ou em futuras existências. Em ‘Espelho da Vida’ nossa protagonista tem a chance de viajar ao passado e voltar ao presente, nos permitindo descobrir, junto com ela, a origem de acontecimentos atuais”, conta Elizabeth Jhin.

Espelho da Vida’ apresenta uma trama de amor e mistério que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço ao se desenrolar em épocas diferentes e concomitantemente. É uma novela de Elizabeth Jhin, escrita com Duba Elia, Renata Jhin, Wagner de Assis e Maria Clara Mattos, e tem direção artística de Pedro Vasconcelos, direção geral de Claudio Boeckel e direção de Luis Felipe Sá, Rafael Salgado e Tande Bressane.

Alain e Cris partem para Rosa Branca

Espelho da Vida - Cris e Alain (Globo/João Miguel Júnior)
Espelho da Vida – Cris e Alain (Globo/João Miguel Júnior)

Alain Dutra (João Vicente de Castro) saiu de Minas Gerais e fez uma carreira brilhante como diretor de TV e cinema no Rio de Janeiro. Acaba de receber um prêmio por seu último curta-metragem e está em busca de roteiros para seu primeiro longa. Quer fazer um filme de comédia, que atraia o público. Ele está feliz no campo profissional e também no pessoal. É apaixonado e vive um relacionamento sério com Cristina Valência (Vitória Strada). Mas Alain não fala muito sobre o seu passado em Rosa Branca, cidade onde nasceu e cresceu. Ele também tem um lado que mostra pouco. Sua personalidade é forte, não admite mentira e tem medo de ser traído, além de ser extremamente cético.

Cris, como é chamada por todos, mora no Rio de Janeiro e é atriz de teatro. Filha de artistas, é sensível e amorosa, acredita nas pessoas até que provem o contrário. Prioriza o amor acima de tudo e está muito feliz com o relacionamento com Alain. É uma das maiores incentivadoras da carreira do namorado e acredita que ele tem de buscar um roteiro romântico para filmar. Cris é aquela parceira que está ao lado para o que der e vier.

Durante um evento em que ganha o prêmio, Alain recebe uma ligação da casa do avô Vicente (Reginaldo Faria). Ele está muito doente e Margot (Irene Ravache), sua segunda esposa, pede que Alain vá a Rosa Branca para um último encontro com o avô antes de sua morte. O chamado mexe muito com o neto, e o casal decide ir. Quando Cris chega a Rosa Branca tem a certeza de que já esteve naquele lugar antes, apesar de nunca ter visitado a cidade. Uma sensação estranha de pertencimento toma conta da jovem atriz. Enquanto Cris está encantada por ter a impressão de conhecer aquele lugar, Alain se mostra um pouco impaciente com toda a situação.

Ao chegarem ao casarão de Margot (Irene Ravache) e Vicente (Reginaldo Faria), Alain conhece a segunda esposa do avô pessoalmente e é bastante polido durante o encontro, já Cris simpatiza imediatamente com ela, algo inexplicável. Enquanto Alain tem um emocionante reencontro com o avô, Cris conta o que sentiu quando chegou em Rosa Branca para Margot, ela está impressionada com a tal sensação de déjà vu. Margot explica para Cris que os espiritualistas diriam que esse sentimento significa uma lembrança de outra vida, mas Cris, até o momento, afirma não acreditar nessa ideia.

O que Alain não podia imaginar é que essa visita seria decisiva. Após se despedir do avô, ele descobre que Vicente deixou em testamento o dinheiro para a realização do filme. Esse era o último desejo dele. Mas há uma condição: o longa deve ser filmado em Rosa Branca e baseado na história da jovem que morreu assassinada em um crime passional há mais de 80 anos.

Isabel e o passado de Alain

Alinne Moraes (Globo/João Miguel Júnior)
Alinne Moraes (Globo/João Miguel Júnior)

Isabel (Alinne Moraes) sempre sonhou em deixar Rosa Branca, mas ainda vive lá. Ela é a peça chave do passado que Alain (João Vicente de Castro) tanto quer esconder e esquecer. Há 10 anos, Isabel e Alain foram namorados e estavam de casamento marcado e não se desgrudavam, até que ela se encanta por Felipe (Patrick Sampaio), primo e melhor amigo de Alain. O rapaz, que morava em outra cidade, estava começando uma carreira bem-sucedida como empresário, e acaba se envolvendo com Isabel. Ela não pensa em Alain e acerta tudo para fugir com sua nova paixão, afinal está muito próxima de realizar seu sonho de sair daquela cidade de interior.

Quando estão indo embora de Rosa Branca, Isabel e Felipe se envolvem em um acidente de carro. Avisado do ocorrido, Alain segue para a estrada e só quando chega ao local entende que Isabel o traía com seu primo. Ele não se segura e parte furioso para cima de Felipe. Nervosa, Isabel pede que eles parem de brigar e revela que está grávida do primo de Alain.

Transtornado, Alain sai de vez de Rosa Branca e essa decepção marca para sempre sua história. Dias depois da confusão, Felipe morre vitimado por um aneurisma cerebral, o que deixa Alain culpado. Desde o dia do término trágico, Isabel e Alain nunca mais se encontram. Ele vai morar no Rio de Janeiro e ela vê seu sonho de sair de Rosa Branca desmoronar com a morte de Felipe. Isabel fica na cidade cuidando sozinha da filha Priscila (Clara Galinari), já que não pode contar com sua mãe, Edméia (Patricya Travassos), que em determinado momento também vai embora de Rosa Branca.

A história com Alain marca negativamente a reputação de Isabel na cidade. Desde então, ela faz o que pode para parecer uma mãe dedicada e uma pessoa melhor. Das roupas ao jeito de falar, tudo em Isabel é calculado para ser o que não é. Ao saber que Alain vai rodar um filme em Rosa Branca, Isabel decide que vai reconquistá-lo, custe o que custar.

Leia também: Alinne Moraes conta como será sua vilã em Espelho da Vida

Vida e morte de Julia Castelo

É no enterro de Vicente que a vida de Cris (Vitória Strada) começa a cruzar com a de Julia Castelo. Antes mesmo de saber que se trata da história da jovem que Vicente (Reginaldo Faria) sugere para Alain (João Vicente de Castro) filmar, Cris é abordada por um senhor (Emiliano Queiroz) no cemitério e ele a chama por Julia. Ele entrega um camafeu com uma foto irreconhecível, onde se lê, no verso, o nome de Julia Castelo. Sem entender muito a situação, mas com uma sensação que a deixa confusa e curiosa, Cris tenta devolver a peça, mas o senhor já saiu de seu alcance.

Margot (Irene Ravache) fica impressionada ao ver que a joia era de Julia Castelo e decide mostrar o diário interrompido de Julia para Cris. Ele será o ponto de partida para o roteiro do filme de Alain. Cris folheia impressionada as páginas amareladas que começam contando sobre o dia em que Julia conheceu seu grande amor, Danilo Breton (Rafael Cardoso). O que se sabe na cidade sobre o assassinato da jovem é que ela morreu com um tiro no coração, disparado por ele.

Cris imediatamente lembra dos sonhos que tanto a atormentam. De forma recorrente, ela tem um pesadelo onde foge por uma floresta. Quando chega até uma pessoa que pode ajudá-la, se depara com uma arma apontada em sua direção. No sonho, ela leva um tiro no coração, assim como o que aconteceu no passado com Julia. Cris sempre acorda com uma forte dor no peito e ao ouvir a história que Margot conta fica confusa e abalada.

Do Rio para Rosa Branca: a família de Cris

Espelho da Vida - Cris - Ana - Flavio (Globo/João Miguel Júnior)
Espelho da Vida – Cris – Ana – Flavio (Globo/João Miguel Júnior)

Com as filmagens em Rosa Branca, a família de Cris (Vitória Strada) resolve passar um tempo na cidade, e a convivência de todos vai trazer uma série de conflitos. Cris é filha de Ana (Julia Lemmertz) e ela não conviveu muito com o pai biológico, Américo (Felipe Camargo). Mas Flávio (Ângelo Antônio), segundo marido de Ana, é a figura paterna que Cris conhece e ama. Ana, Cris e Flávio são muito ligados, formam uma família amorosa e que se completa. Ana sente qualquer problema que esteja acontecendo com a filha, mesmo estando distante fisicamente. São esses sentimentos, aguçados quando Cris vai para Rosa Branca, que levam Ana para a mesma cidade onde a filha está. Consequentemente, Flavio também segue para lá.

Já Américo, um homem sem muitos escrúpulos e que estava vivendo no Rio quase na sarjeta, fica interessado quando descobre que a filha agora é uma atriz em ascensão e namora um famoso diretor de cinema e televisão. Ele quer de qualquer forma se aproximar dela. E, para isso, “veste um personagem” e segue para Rosa Branca ao saber das filmagens. Ele acredita que sendo pai biológico de Cris conseguirá vantagens financeiras estando perto dela. Mas essa aproximação não agrada nada a Ana e Flávio. Alain (João Vicente de Castro) e Margot (Irene Ravache) também desconfiam das atitudes de Américo.

O primeiro longa de Alain Dutra

Espelho da Vida - Alain (Globo/João Miguel Júnior)
Espelho da Vida – Alain (Globo/João Miguel Júnior)

No roteiro que Alain (João Vicente de Castro) pretende usar para seu primeiro filme, Danilo (Rafael Cardoso) matou Julia, sua noiva, por ciúmes de Gustavo Bruno. O diretor já sabe quem será sua protagonista e Cris (Vitória Strada) aceita o convite, está totalmente envolvida pela história de Julia Castelo. Alain avisa a seu braço direito, Bola (Robson Nunes), sobre sua decisão e afirma que Rosa Branca é o destino de todos os envolvidos.  Ele ainda dá carta branca para Bola começar a buscar, ao lado da produtora Daniela (Renata Tobelem), o elenco do filme.

Ser a protagonista de um filme inspirado em uma história que Cris está tão interessada faz com que ela tenha ainda mais gana de descobrir tudo que aconteceu de fato com Julia. E, apesar de estar entrando em campo totalmente desconhecido, Cris não mede esforços na pesquisa para a personagem, o que significa também uma descoberta de sua vida passada.

Equipe e elenco movimentam Rosa Branca

Os moradores de Rosa Branca ficam encantados com a ideia de estarem próximos a nomes tão famosos na televisão e na internet, como Mauro César (Rômulo Arantes Neto), Mariane (Kéfera Buchmann), Carmo (Vera Fischer), Emiliano (Evandro Mesquita) e Solange (Luciana Vendramini).

Mariane, uma atriz com milhares de fãs e muito ativa nas redes sociais, não concorda com a escolha de Cris (Vitória Strada) para o papel principal. A ex-namorada de Alain (João Vicente de Castro) tinha certeza que ele a convidaria para ser a protagonista do filme, mas a personagem que lhe coube foi Dora, melhor amiga de Julia. Ela aceita o convite, mas vai fazer de tudo para roubar o papel principal. Com a ajuda de Josi (Thati Lopes), figurinista do filme, Mariane arma inúmeras situações com o objetivo de separar Cris de Alain. Assim, acredita, a vaga de protagonista será sua.

Outro nome famoso do elenco é Mauro César (Romulo Arantes Neto), que vai dar vida a Gustavo Bruno. Galã de novelas, arrasta multidões de fãs por onde passa. Ele e Mariane adoram aparecer em colunas e redes sociais e, para aumentar a exposição de ambos, resolvem criar um romance fake. Mas a aproximação acaba fazendo com que os dois se envolvam de verdade.

Leia também: No lançamento de Espelho da Vida Rômulo Arantes Neto fala de relação com Pâmela Tomé

E o elenco ainda conta com os veteranos Solange (Luciana Vendramini) e Emiliano (Evandro Mesquita). Os dois interpretam os pais de Julia Castelo, Piedade e Eugênio. Fora das câmeras eles vivem às turras, pois não se suportam. Foram um casal no passado e algo aconteceu nesse relacionamento para que hoje se detestem. Outra atriz experiente que Alain convidou para compor seu time é Carmo (Vera Fischer). Ela tem muitos trabalhos no currículo, mas está um pouco afastada da televisão e do cinema, pois acredita que com a idade não ganha mais papeis relevantes. Apesar de não ser mais tão concorrida, mantém os ares de grande diva com milhares de exigências ao chegar em Rosa Branca, mas é uma mulher com um ótimo coração. Carmo será Hildegard Breton, a mãe de Danilo.

Os moradores da cidade fazem fila para participarem de alguma forma do filme também. Pat (Debora Ozório), filha de Lenita (Luciana Paes) e Marcelo (Nikolas Antunes), está esperançosa ao ver seu sonho de virar atriz ficar tão próximo. Ela e Michele (Catarina de Carvalho), sua melhor amiga, fazem teste para participar do filme. E não só elas. Neusa (Flavia Garrafa), primeira-dama de Rosa Branca, também quer atuar no longa. Ela e o marido Tavares (Marcelo Laham) pedem para Alain uma chance durante jantar que o prefeito oferece para a equipe do filme.

O cotidiano da cidade não será mais o mesmo. A convivência entre os moradores e os forasteiros vai abalar os alicerces de Rosa Branca.

A pensão de Gentil

Quando sabe que um filme será rodado em Rosa Branca, Gentil (Ana Lúcia Torre), que é irmã de Margot, fica interessada na possibilidade de sua pensão ganhar mais hóspedes, já que o movimento anda fraco. E é exatamente isso que acontece, não somente a equipe envolvida no filme se hospeda no estabelecimento, como também pessoas de fora da cidade que chegam lá por conta das filmagens, como é o caso da família de Cris.

Lenita (Luciana Paes), que ajuda a mãe na pensão, fica empolgada com a possibilidade de circular entre os famosos, mas o que ela quer mesmo é ser um deles. Depois que se separou de Marcelo (Nikolas Antunes), foi com a filha Pat (Debora Ozório) morar com a mãe na pensão, mas não gosta de arregaçar as mangas no trabalho.

Ao chegar na cidade mineira, Américo (Felipe Camargo) se hospeda na pensão e logo percebe que vai conseguir levar Gentil no bico, já que ela fica encantada com o pai de Cris (Vitória Strada). Mas as primas Abigail (Andrea Dantas) e Zezé (Maria Mônica Passos), as maiores fofoqueiras de Rosa Branca, não confiam muito em Américo e estão sempre à espreita tentando descobrir o que ele esconde.

A viagem de Cris ao passado

Espelho da Vida - Cris (Globo / João Miguel Junior)
Espelho da Vida – Cris (Globo / João Miguel Junior)

Fascinada com tudo que acontece desde que chegou a Rosa Branca, Cris (Vitória Strada) aceita a ideia de Margot (Irene Ravache) de visitarem o casarão em ruínas onde viveu e morreu Julia Castelo. A primeira incursão é frustrada, pois Cris se acidenta ao forçar uma janela para entrar na casa. Mas ela não desiste de investigar mais a fundo a história da personagem que inspira o filme.

Na segunda tentativa ela vai sozinha e conhece a Senhora (Suzana Faini) que guarda a chave da casa. Ela a incentiva a entrar e descobrir o que aconteceu ali há tantos anos. Quando pisa na sala logo percebe que realmente sua relação com Julia é mais forte do que podia imaginar. Ao descortinar o quadro que decora a sala totalmente abandonada e afetada pelo tempo, percebe que a imagem ali exposta na pintura que representa Julia Castelo é a sua.

Assustada, mas curiosa, entra no quarto de Julia. E então o relógio bate e é chegada a hora de sair. A Senhora havia informado que esse sinal significa o momento de ela deixar o casarão. Mas Cris volta, só que dessa vez as descobertas são ainda mais intrigantes. Ela veste um dos vestidos de Julia ainda dispostos no armário, coloca o camafeu que ganhou de forma misteriosa no dia do enterro de Vicente e faz movimentos circulares no espelho. O inesperado acontece. Ela percebe que o quarto não está mais empoeirado e caindo aos pedaços. É tudo novo, limpo e o diário de Julia que ela conhece amarelado e castigado pelo tempo está intacto.

A viagem ao passado está só começando. Cris retorna várias vezes ao casarão e a cada experiência ela descobre que pessoas que fazem parte do seu presente também são parte de sua vida passada. Mas o que mais mexe com Cris é conhecer Danilo (Rafael Cardoso) e o amor que Julia e ele sentiam um pelo outro. Entrar em contato com esse sentimento vai deixar Cris confusa, afinal ela ama Alain (João Vicente de Castro). E quanto mais ela se deixa levar pela vida de Julia Castelo, mais próxima de descobrir a real história da jovem ela chega.

Cidades históricas de Minas Gerais como cenário da novela

Pedro Vasconcelos, diretor artístico da novela, ao pesquisar locações em Minas Gerais, encontrou exatamente o que a autora descrevia no texto e decidiu iniciar por lá os trabalhos de ‘Espelho da Vida’. A novela começou a ser gravada no dia 19 de junho e os trabalhos envolveram cerca de 100 profissionais e mais de 20 atores. “Gravamos nas cidades de Mariana, Tiradentes, Ouro Preto e Carrancas e fiquei muito feliz com as locações, tanto que optei por não ter uma cidade cenográfica nos Estúdios Globo, mas, ao longo da novela, voltaremos de tempos em tempos para novas cenas”, conta Pedro.

A Praça Gomes Freire, mais conhecida como Jardim, foi a principal locação usada em Mariana e é um dos pontos de encontro de moradores do local. É lá onde estão os casarões que representam na trama a residência de Vicente e Margot, a livraria Cavaco e a Pensão Rosa Branca. A cidade, com cerca de 60 mil habitantes, foi a primeira capital de Minas Gerais. As ruas de seixos rolados estão presentes na obra e se tornaram constantes no dia a dia do elenco que circulou por ali durante vários dias e aproveitou para conviver também com o sotaque mineiro.

As ruas de pedras tão características de Tiradentes completam o centro histórico da cidade fictícia. A equipe gravou cenas nas ruas próximas às igrejas do lugar, como a Matriz de Santo Antônio e a Capela Nossa Senhora das Mercês. As locações de Ouro Preto representam na trama o que pode ser chamado de centro nervoso de Rosa Branca. E em Carrancas, a equipe aproveitou as belezas naturais da cidade, rodando cenas nas serras e cachoeiras que vão representar na trama os arredores de Rosa Branca.

As gravações em todas as cidades mineiras despertaram a curiosidade de quem passava e parava para assistir às cenas de Vitória Strada, João Vicente de Castro, Alinne Moraes, Robson Nunes, Ana Lúcia Torre, Luciana Paes, Felipe Camargo, Irene Ravache, Julia Lemmertz, Ângelo Antônio e outros do elenco. “É uma imersão gravar nas cidades mineiras, que são lindas”, conta Alinne Moraes, que interpreta a vilã Isabel. Robson Nunes, o Bola na trama, também elogia a experiência. “O mineiro é muito acolhedor. E não podemos esquecer que Minas tem uma gastronomia incrível”.

Vitória Strada, a protagonista Cris, concorda com os colegas: “As cidades mineiras são encantadoras, assim como seus moradores. Começar o trabalho em gravações realizadas em viagens nos ajuda a mergulhar mais na história e no personagem”. Já Flavia Garrafa, que dá vida à primeira-dama de Rosa Branca, Neusa, define: “Eu não só prestei atenção ao sotaque, como conversei com moradores como se fosse mineira. É muito bom gravar em Minas e poder compor a personagem no estado onde ela nasceu e vive”.

João Vicente de Castro, que interpreta o protagonista Alain Dutra, resume o que viveu durante os dias em que gravou fora do Rio: “Gravar em Minas foi uma experiência sensacional. Pude ver como o estado é plural e cheio de riquezas. Carrancas é um dos lugares mais bonitos que já vi na minha vida. Tiradentes é uma cidade muito charmosa. E em Mariana percebi como seus moradores são positivos e agregadores”.

Figurino e caracterização em três tempos

“Três camadas diferentes, mas que conversam entre elas”. Esse foi o mote que Júlia Ayres usou para criar figurinos totalmente distintos e que contam a mesma história. “Foi importante criar três estéticas diferentes para que o espectador identifique imediatamente onde os personagens estão: atualidade, época ou filme”, conta. Ainda há uma diferenciação entre os personagens que são do Rio de Janeiro, principalmente a trupe do cinema, e os moradores de Rosa Branca. “O pessoal do filme tem mais preto na paleta e peças mais geométricas, estampas mais gráficas. E no interior é mais romântico, estampas liberty, por exemplo. A diferenciação quando eles chegam na cidade do interior precisava ser óbvia já no figurino”, revela Júlia.

As roupas da Cris (Vitória Strada), protagonista da trama, são básicas e confortáveis, segundo a figurinista. Já Isabel (Alinne Moraes) tem um guarda-roupa que não condiz com sua personalidade. “O figurino da Isabel mostra que ela veste um personagem todos os dias quando sai de casa. Ela tem um passado ruim na cidade e quer aparentar ser outra pessoa agora. Então, ela usa estampa de florzinha, anel de coração, figurino delicado”, explica Júlia, que completa: “Já a Mariane (Kéfera Buchmann), que é uma atriz muito famosa, é uma personagem que abusa das tendências, está sempre pronta para postar sua vida nas redes sociais, é muito estilosa”.

Leia também: Estreando em novelas, Kéfera fala sobre personagem em Espelho da Vida

A caracterização também lançou mão de técnicas diferentes para identificar as camadas da história. A ideia é trazer realismo para tela e para isso é importante que o público se reconheça nos personagens. “Não queremos mostrar pessoas inalcançáveis. Vamos usar, no geral, uma caracterização mais crua e simples, mas que o público reconheça nas pessoas as diferentes camadas da novela”, explica a caracterizadora Lucila Robirosa. Também foi o ponto importante para ela a diferenciação entre os moradores do Rio de Janeiro, principalmente os personagens envolvidos com o filme – mais modernos e trazendo tendências da moda -, e os de Rosa Branca, que são mais simples.

A caracterização e o figurino do filme seguem linhas diferentes da vida real dentro da trama. “Optei por usar uma prática de reconstrução para criar o figurino do filme. A Josi (Thati Lopes), que é a figurinista do longa na novela, vai usar muito bordado que é bem característico da cidade e que ela fica encantada ao conhecer. Além disso, vai reconstruir várias roupas. Uma toalha de mesa pode virar um vestido, assim como fará intervenções em peças de acervo”, diz Júlia. “Faremos no filme uma caracterização mais carregada, que segue realmente o que vemos nas revistas da época”, finaliza Lucila.

Soluções na cenografia e na produção de arte

Claudiney Barino e Cristiane Lobato, cenógrafos responsáveis, tinham como missão criar um dos principais e mais emblemáticos cenários da novela: o casarão de Julia Castelo. Uma construção com duas fachadas espelhadas e opostas com ligação interna. Assim como acontece com Cris na trama, é possível entrar no casarão em 2018 e sair no início da década de 1930. “O casarão é uma metáfora da novela”, destaca Barino. De um lado a edificação em ruínas, uma casa castigada pelo abandono e pelo tempo, assim como sua vizinhança. “Entendemos no texto da Elizabeth Jhin que todo o entorno da casa de Julia Castelo tinha sido abandonado e assim seguimos com o projeto”, conta Cristiane. Mas do outro lado é tudo diferente, a casa em estilo neoclássico está nova, impecável, e com vida no entorno.

Os cenógrafos foram a Minas Gerais para pesquisas, afinal, os cenários internos devem representar casas de uma cidade histórica, assim como Mariana, Tiradentes e Ouro Preto. “Usamos bastante referência do que vimos em Minas para as casas de Rosa Branca, principalmente a de Margot que é bem tradicional”, explica Cristiane. Já o ambiente de Isabel mostra um lado diferente do que a personagem apresenta fora de casa. “Ela não valoriza a cidade, detesta o lugar, então não temos objetos que representem a região. Mas ao mesmo tempo ela tem um olhar apurado e de bom gosto”, conta Cristiane.

Como a novela mostra a realização de um longa-metragem, a ideia é que o público perceba detalhes das filmagens. “Como teremos os bastidores de um filme dentro da novela, então é importante que o espectador perceba quando se trata da época e quando estamos falando das gravações do filme”, conta Rita Vinagre, responsável pela produção de arte. Ela e sua equipe criaram um poste cenográfico com rodinhas e uma vela que parece um clássico acessório de época, mas a luz é de Led, entre outros objetos. “A ideia é mostrar uma cena com os personagens de época, mas de repente aparece uma pessoa levando o poste de rodinhas. Em outra, a atriz vira a vela que carrega e percebemos que o que a faz acessa é Led e não fogo”, conta Rita.

A produção de arte também se preocupou em mostrar objetos de decoração reais, aqueles que o público deve reconhecer em sua própria casa. “O Pedro (Vasconcelos) está trabalhando com tudo o mais real possível, então, por exemplo, quando pensamos em arranjos para as casas, eles são simples e reais, nada tão rebuscado”. E por falar em flores, a produção de arte encomendou mil rosas brancas artificiais que serão inseridas na Praça Gomes Freire, em Mariana, para a gravação de cenas de época na locação. “Quando voltarmos a Minas Gerais para novas cenas externas, faremos intervenções diferentes do que fizemos anteriormente para que as cidades pareçam realmente ser da década de 1930”, explica Rita.

Saiba tudo sobre sua Novela favorita, e os Resumos das tramas mais assistidas da nossa telinha aqui no Área VIP!

Veja também:

Elenco comparece no evento de lançamento de ‘Espelho da Vida’ – Confira fotos e vídeo!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here