fbpx

Sertanejo Zé Felipe, filho de Leonardo, se revolta e quebra o silêncio sobre suposta homossexualidade

O cantor sertanejo Zé Felipe demonstrou que não vem gostando nada do que é ventilado na mídia utilizando o seu nome; veja mais detalhes!

Sertanejo Gusttavo Lima renova grande conceito ao emplacar novo projeto de sucesso

Sucesso com novo projeto, cantor sertanejo Gusttavo Lima renova grande conceito sobre promoção de shows; entenda em detalhes.

Atriz de ‘Fina Estampa’ trocou dramaturgia por engenharia

Uma atriz que interpretou uma adolescente em 'Fina Estampa' trocou a dramaturgia pelo mundo dos cálculos; veja todos os detalhes!

Paloma Duarte abre o coração sobre casamento com Bruno Ferrari

Paloma Duarte abre o coração e revela detalhes sobre relacionamento com o marido, o ator Bruno Ferrari.

Preta Gil relembra sufoco após superar o novo coronavírus

A cantora Preta Gil relembrou os momentos delicados que passou devido a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Mãe de Luciana Gimenez realiza tratamento para câncer em estado grave

Aos 72 anos, mãe de Luciana Gimenez se submete a tratamento de câncer em estado grave.

Retrospectiva: Confira a lista dos fracassos e sucessos da TV em 2019

-

‘A Fazenda 11’, ‘A Dona do Pedaço’ e Eliana – Montagem/Área Vip

2019 foi definitivamente mais um ano de inúmeros acontecimentos. Se por um lado foi repleto de novidades, assim como também grandes investimentos, sejam eles de saldo positivo ou negativo, contratações e até mesmo modificações severas, por outro, as principais emissoras de TV do Brasil também sentiram o efeito na mesma intensidade, com cortes de verbas, sinais de crise e desgaste na imagem dos seus contratados ou nas atrações nas quais veiculam na programação.

Neste ano, após uma temporada anterior repleta de grandes polêmicas e que definitivamente conseguiu movimentar todos os meios de comunicação, realities shows consagrados como ‘Big Brother Brasil’, da Globo, e ‘A Fazenda’, da Record, perderam fôlego e concluíram mais uma edição com um elenco fraco, entre anônimos e celebridades, e com poucos feitos que poderiam torná-las memoráveis, além de uma audiência abaixo do esperado devido o marasmo no jogo, por exemplo.

Fracassos

‘O Sétimo Guardião’

Gabriel e Luz, personagens de 'O Sétimo Guardião' - Divulgação Gshow
Gabriel e Luz, personagens de ‘O Sétimo Guardião’ – Divulgação Gshow

Trazendo um enredo com elementos lúdicos, a obra protagonizada por Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso não engrenou, e terminou como um dos maiores fracassos da década e da história do canal. Além de bater todos os recordes negativos, por incrível que pareça, os bastidores da produção se tornaram ainda mais interessantes diante de toda a polêmica acerca da traição do ator José Loreto sobre sua, agora, ex-esposa, Débora Nascimento, em que envolveu até a intérprete de Luz no caso.

‘Big Brother Brasil 19’

Final BBB19 - Alan e Paula (Globo/Paulo Belote)
Final BBB19 – Alan e Paula (Globo/Paulo Belote)

Embalado após uma temporada digna de novela, com participantes focados e que conseguiu surpreender, a edição de 2019 foi totalmente o inverso, e trouxe jogadores pouco interessados, batendo na tecla do “paz e amor”. O próprio apresentador Tiago Leifert chegou a tentar incentivá-los, mas sem sucesso. O ‘BBB19’ ficou marcado com polêmicas como casos de preconceito religioso e racial praticados, além de atitudes contraditórias tomadas pela campeã, Paula von Sperling, e que foi alvo de agressão pela própria melhor amiga de confinamento, Hariany Almeida, que foi expulsa às vésperas da grande final – e acabara aparecendo na concorrência meses depois.

‘Tá Brincando?’

Otaviano Costa (Globo/Raquel Cunha)
Otaviano Costa (Globo/Raquel Cunha)

Antes da extinção precoce do ‘Vídeo Show’, Otaviano Costa foi convocado a comandar um programa nas tardes de sábado da Globo, o ‘Tá Brincando?!’. Recebendo convidados a cada edição, a atração consistia em receber convidados que participam de um game show com provas de conhecimentos gerais e de habilidades que envolvem esporte e música. No entanto, veiculado durante as férias do ‘SóTocaTop’, o programa foi rejeitado pelo público, tendo sua extinção decretada mesmo após uma segunda temporada confirmada. Meses depois, o apresentador pediu demissão da Platinada.

‘O Aprendiz 11’

Roberto Justus em O Aprendiz/Reprodução Instagram

Em sua 11ª temporada e de casa nova, ‘O Aprendiz’, comandado por Roberto Justus, mostrou que não conseguiu recuperar o fôlego após passagem ao longo de mais de uma década na Record, nem mesmo trazendo digitais influencers para disputar o prêmio máximo, e na Band, amargou baíxssimos índices no Ibope, com médias, muitas das vezes abaixo dos 2 pontos em pleno horário nobre.

‘Mestre do Sabor’

Mestre do Sabor (Globo/Victor Pollak)
Mestre do Sabor (Globo/Victor Pollak)

Primeiro reality gastronômico produzido na história da Globo, o ‘Mestre do Sabor’ foi lançado como uma espécie de ‘MasterChef’ global. Embora sendo uma espécie de ‘The Voice’ da cozinha, o formato original foi aquém do esperado pelo público e amargou péssimos índices ao longo da sua exibição, com médias abaixo dos 20 pontos no Ibope e perdendo com frequência a liderança para o bem-sucedido ‘A Praça é Nossa’, do SBT.

‘A Fazenda 11’

Hariany Almeida e Lucas Viana em ‘A Fazenda 11’ – Reprodução/PlayPlus

Após uma edição bombástica, sendo uma das melhores em anos, ‘A Fazenda 11’ estreou com a mesma premissa, mas não obteve o mesmo desempenho ao longo da sua exibição. Com participantes não muito conhecidos pelo público, descascaram-se nomes como Andréa Nóbrega, Tati Dias, Bifão, além de Hariany, expulsa do ‘BBB’.

Vivendo um romance com Lucas Viana, vindo de outro reality da MTV, ela foi a pivô da expulsão do ator Phellipe Haagensen, acusado de assédio sobre a loira durante uma discussão. O affair conturbado dos dois peões acabou ganhando o favorecimento do público, que os colocaram na final e consagrou o modelo paulista como campeão.

‘Se Joga’

Programa ‘Se Joga’, com Fabiana Karla – Divulgação TV Globo

Lançado como a grande arma da Globo para recuperar a liderança no início das tardes, o ‘Se Joga’ derrubou toda a audiência do canal carioca e se figurou como um dos maiores fiascos da emissora nos últimos tempos. Comandado por Fernanda Gentil, Fabiana Karla e Érico Brás, o programa vespertino mescla inúmeros setores e amarga a terceira colocação com grande frequência, de segunda à sexta, atrás da Record e do SBT.

Sucessos

‘Bela, a Feia’

Giselle Itié em cena de ‘Bela, a Feia’ – Reprodução/Record

Em sua primeira reapresentação quase uma década após o lançamento original, o remake de ‘Bela, a Feia’, estrelado por Gisele Itié, conseguiu alcançar médias altíssimas para a Record, e terminou quase um ano depois mostrando fôlego, com médias capazes de alcançar a liderança contra a Globo.

‘Primeiro Impacto’

Marcão do Povo e Dudu Camargo – Foto: SBT/Reprodução

Com a redução de custos, o SBT decretou a extinção do ‘SBT Notícias’ e esticou a exibição do ‘Primeiro Impacto’, a partir das 4h às 10h da manhã. Comandado por Marcão do Povo e Dudu Camargo, o jornalístico conseguiu cair na boca do público e tocou o terror na Record, que modificou inúmeras vezes a grade matinal e chegou até mesmo a fazer grandes contratações, sem sucesso.

‘Programa Eliana’

Rodrigo Faro e Eliana – Montagem/Área Vip

Veterana quando o papo é disputar com gigantes, Eliana mostrou a força do seu potencial e ao longo do ano conseguiu acumular inúmeras vitórias sucessivas contra Rodrigo Faro, sendo de 50 confrontos, a loira mais cobiçada da TV atualmente saiu na frente totalizando pouco mais de 39, cravando 8,5 pontos, contra 7,7 da concorrente – em torno de 11% a mais. O ‘Programa Eliana’ concluirá o ano em uma das suas melhores fases sobre o maior concorrente, o ‘Hora do Faro’. Mesmo com poucos investimentos, a atração de auditório consolidou seu público no Ibope.

‘Roda a Roda’

Rebeca Abravanel no Roda a Roda (Gabriel Cardoso/SBT)
Rebeca Abravanel no Roda a Roda (Gabriel Cardoso/SBT)

Em horário fixo desde o ano passado, foi ao longo destes últimos meses que o ‘Roda a Roda Jequiti’ ganhou forma e se mostrou como uma ameaça para a Record no horário das 20h30. Exibida logo após o ‘SBT Brasil’, o game comandado por Rebeca Abravanel consegue alcançar as maiores médias, ou em algumas ocasiões, a maior média da emissora em alguns dias da semana, superando a desgastada ‘As Aventuras de Poliana‘, por exemplo.

‘Bom Sucesso’

Paloma em ‘Bom Sucesso’ – TV Globo/Reprodução

Após o grande sucesso de ‘Totalmente Demais’, Rosane Svartman e Paulo Halm resolveram produzir um enredo mais voltado para o povão, e com ‘Bom Sucesso’, conseguiu fazer com que a Globo alcançasse médias não vistas no horário das sete desde meados de 2012, embalada pelo fenômeno da saga das empreguetes, com ‘Cheias de Charme’. Com médias acima dos 30 pontos, é provável de que a trama consiga se tornar o segundo enredo mais visto da década.

‘A Dona do Pedaço’

A Dona do Pedaço - Maria da Paz (Globo/João Miguel Júnior)
A Dona do Pedaço – Maria da Paz (Globo/João Miguel Júnior)

Após um fracasso retubante, a Globo apostou todas as suas fichas em ‘A Dona do Pedaço’. Trazendo um formato popular de fazer novela, com a saga da boleira Maria da Paz (Juliana Paes), além da vilania da filha, Josiane (Agatha Moreira), a trama de Walcyr Carrasco prendeu o público e resultou em grande audiência e faturamentos inéditos na história do canal, comprovando mais uma vez que o autor é mesmo o “salvador da pátria”, terminando como a quarta novela mais assistida da década na capital paulista, principal praça de medição de audiência.

‘Por Amor’ e ‘Avenida Brasil’

Avenida Brasil - Carminha e Nina (Globo/Alex Carvalho/TV Globo)
Avenida Brasil – Carminha e Nina (Globo/Alex Carvalho/TV Globo)

Escalada com o objetivo de reverter a queda drástica no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, o dramalhão de Manoel Carlos, ‘Por Amor’, conseguiu alcançar índices não vistos na faixa desde a segunda reapresentação de ‘Senhora do Destino’, em 2017. Com médias acima de 20 pontos em várias ocasiões, a re-reprise da trama estrelada por Regina Duarte conseguiu se tornar uma das mais vistas da década.

Para conseguir manter, a Globo escalou sua cartada, ‘Avenida Brasil‘. Um dos maiores fenômenos da dramaturgia nacional nos últimos tempos, a saga vingativa estrelada por Débora Falabella e Adriana Esteves têm mantido o mesmo ritmo e já têm prendido o público, impulsionando a grade vespertina do canal, assolada pelo fiasco do ‘Se Joga’.

Luís Gusttavohttp://www.areavip.com.br
Estudante, apaixonado por música e redator do Área Vip numa profissão que exerço com amor e dedicação.


17 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here




site statistics